Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Por que a chama do fogão é azul?

Por que a chama do fogão é azul?

Quando você acende o fogão de sua casa e se depara com a luminosidade da mesma, pode surgir a dúvida: Por que a chama do fogão é azul?

Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.

Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa. Nesse caso houve um desbalanceamento na reação entre o combustível GLP e o comburente oxigênio.

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor? Quanto mais azulada mais quente, sendo assim, a do fogão ganha a parada, uma vez que a vela produz flama amarela.

Estudando este conteúdo surge uma pergunta paralela: por que a chama do fogão não gera fumaça?

Na chama do fogão só há queima de gases, portanto ela não gera resíduos (fumaça). Já a chama de uma vela tem composição diferente, o combustível nesse caso é a parafina derivada do petróleo e rica em carbonos. A parafina quando se queima produz carvão como resíduo, esse se volatiliza na forma de um pó muito fino conhecido como fuligem. Portanto, a chama produzida, além de luminosidade vermelha-amarelada, emite também fumaça rica em resíduos de carbono.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Chama produzida pela combustão completa.
Chama produzida pela combustão completa.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados