Por que a pimenta arde?

Antes de saber sobre o porquê do ardido da pimenta, confira os benefícios desse tempero para o nosso organismo:

• Para quem sofre de enxaquecas, eis a solução: a capsaicina, substância presente na pimenta, provoca a liberação de endorfinas (analgésicos naturais extremamente potentes fabricados pelo nosso cérebro). Quanto maior a liberação de endorfina, menor a sensação de dor e crises de enxaqueca.
• Auxilia na digestão: a substância picante da pimenta (capsaicina) melhora o funcionamento do intestino.
• Poder antioxidante: a pimenta possui a propriedade antioxidativa que retarda o envelhecimento de nossas células.
• Propriedade anticâncer.

Diante de tantos efeitos benéficos, fica a pergunta: mesmo para quem não gosta do sabor picante da pimenta, vale a pena ingerí-la só para garantir uma vida saudável? É claro que sim. Conheça agora a química responsável pela característica apimentada.

As capsaicinas presentes na casca e em maior quantidade na semente das pimentas, são encarregadas de enviar ao cérebro os comandos sensitivos. O mecanismo é simples, você coloca a pimenta na boca, essa entra em contato com a língua e libera as substâncias, que ativam no mesmo instante um receptor de dor do cérebro denominado de nervo trigêmeo, o responsável por ligar os órgãos boca, nariz e olhos. Daí o porquê de nossos olhos lacrimejarem, o nariz ficar irritado, além da boca formigando quando se ingere pimenta. Uma solução prática para o problema é ingerir, no mesmo instante, um copo de leite. O leite neutraliza a ação dos capsaicinoides.
De onde vem o sabor picante da pimenta?
De onde vem o sabor picante da pimenta?
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados