Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Gases
  4. Pressão dos gases

Pressão dos gases

A pressão atmosférica é a força-peso exercida pelos gases sobre uma unidade de área de determinada superfície
A pressão atmosférica é a força-peso exercida pelos gases sobre uma unidade de área de determinada superfície

Visto que as moléculas dos gases estão em contínua movimentação desordenada, elas se chocam com as paredes do recipiente que as contém, assim a intensidade dessa força por unidade de área das paredes dá o valor da pressão exercida pelo gás.

A Terra está envolvida por uma camada de ar com espessura de aproximadamente 800 km; e, em razão da gravidade, as camadas superiores comprimem as que estão embaixo. Assim, a pressão exercida pelos gases presentes na atmosfera sobre uma unidade de área de determinada superfície nos fornece a pressão atmosférica.

O primeiro cientista a medir o valor da pressão atmosférica ao nível do mar foi Evangelista Torricelli (1608-1647). Ele inverteu um tubo preenchido de mercúrio (Hg) sobre um recipiente contendo o mesmo líquido e observou que o mercúrio não escoava completamente: ficava um espaço vazio depois que o mercúrio escoava até a altura de 760mm.

Experimento de Torricelli com barômetro para medir a pressão atmosférica

Desse modo, a pressão ao nível do mar passou a ser equivalente a 760 mmHg. Abaixo temos as conversões para outras unidades usadas para pressão. No entanto, lembre-se de que a unidade do SI (Sistema Internacional de Unidades) é o Pascal (Pa), que é a mesma coisa que a força de 1 N aplicada em 1 m2 de área. Em outras palavras, 1 Pa é igual a  1N/m2.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tabela de conversão de unidades de pressão

No entanto, esses valores são apenas ao nível do mar. Se variarmos o lugar em que se realiza o experimento de medição da pressão atmosférica, veremos que a pressão varia com a altitude de modo inversamente proporcional, ou seja:

Relação entre pressão atmosférica e altitude

Isso ocorre porque em regiões de grande altitude há uma menor quantidade de partículas do ar por unidade de volume, por isso a pressão será menor. Quanto maior for o número de partículas, mais colisões acontecerão e a pressão exercida será maior.

Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica

Assuntos Relacionados