Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico

Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico

Você já viu aqueles enfeites populares que mudam de cor de acordo com o clima? O que será que causa esse efeito, proporcionando que se saiba a magnitude da umidade do ar?

Bem, para entender essa questão, precisamos saber do que se trata um equilíbrio químico e o deslocamento desse equilíbrio.

Resumidamente:

“Equilíbrio químico é quando uma reação reversível tem a sua taxa de desenvolvimento direto (consumo dos reagentes e formação dos produtos) igual à taxa de desenvolvimento da reação inversa (volta a formar os reagentes)”.

O deslocamento do equilíbrio químico, ou seja, a tendência para que a taxa de desenvolvimento de um dos lados aumente mais do que a outra, pode ser conseguida causando uma espécie de perturbação no sistema em equilíbrio. Por exemplo, variando a concentração dos participantes da reação, o deslocamento da reação será no sentido da produção das substâncias que estão em menor concentração no sistema.

É possível visualizar isto com o sal cloreto de cobalto; pois ele muda de cor de acordo com a umidade do ar. Ele obedece à seguinte reação em equilíbrio químico:

 

CoCl2  + 6H2Setas duplas usadas em reações químicas em equilíbrio. CoCl2.6H2O

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Azul                                    Rosa

Respectivamente, cloreto de cobalto (azul) e cloreto de cobalto hidratado (rosa).
Respectivamente, cloreto de cobalto (azul) e cloreto de cobalto hidratado (rosa).
 

Quando há muito vapor no ar, significa para o sistema que aumentou a concentração de um dos reagentes, que é a água. Assim, o equilíbrio será deslocado para a direita, produzindo CoCl2.6H2O, fazendo com que o sal fique rosa.

Já se o tempo estiver muito seco, ele perderá água e voltará ao seu estado original, ficando azul novamente, porque o equilíbrio será deslocado para a esquerda.

Desse modo, os enfeites populares citados no início (normalmente um galo, como o da figura) são fabricados considerando esse princípio. Se o tempo estiver úmido, ele ficará cor de rosa e indica que provavelmente irá chover. No entanto, se ele estiver azul, significa então que não vai chover, pois o tempo está muito seco.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.

Enfeites populares que mudam de cor usam o princípio do deslocamento do equilíbrio químico para indicar a umidade do ar.
Enfeites populares que mudam de cor usam o princípio do deslocamento do equilíbrio químico para indicar a umidade do ar.
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados