Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Principais sais inorgânicos

Principais sais inorgânicos

A seguir veremos os compostos que pertencem ao grupo dos sais inorgânicos que são mais importantes e aplicados no cotidiano:

  • Cloreto de sódio – NaCl (sal de cozinha)

Sem dúvida, esse é o sal mais importante. Sendo o principal componente do sal de cozinha, o cloreto de sódio é obtido pela evaporação e cristalização da água do mar nas salinas; ou é retirado de depósitos em minas subterrâneas (sal-gema). Ele possui outras aplicações além de seu uso culinário. Por exemplo, na medicina, ele é usado no soro fisiológico, que é uma solução aquosa com 0,92 % de  NaCl e também é usado no soro caseiro. É usado na obtenção do gás cloro (Cl2), do hipoclorito de sódio (NaClO) e do hidróxido de sódio (NaOH), conforme mostrado pela reação:

2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2

O sal mais importante é o cloreto de sódio

  • Carbonato de sódio – Na2CO3

Conhecido também como soda ou barrilha, a principal utilização do carbonato de sódio é na produção de vidro, segundo a seguinte reação:

barrilha + calcário + areia → vidro comum + gás carbônico

Na2CO3 + CaCO3   + SiO→ silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico

x Na2CO3 + y CaCO3   + z SiO→  (Na2O)x . (CaCO)y  . (SiO2)z + (x + y) CO2

Outras aplicações desse sal são: na produção de corantes, no tratamento de piscinas, na produção de sabão e detergentes, de papel e celulose, nas indústrias têxteis e siderúrgicas.

Fabricação artesanal de objeto de vidro, feito com carbonato de sódio

  • Bicarbonato de sódio – NaHCO3 (hidrogenocarbonato de sódio)

Esse sólido branco é usado principalmente em antiácidos estomacais, pois ele reage com o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico e neutraliza o meio:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

NaHCO3 + HCl  → NaCl + H2O + CO2

Ele também é muito usado como fermento de bolos, pães e biscoitos, pois sua decomposição libera o CO2 que faz a massa crescer. Além disso, é usado em extintores de incêndios, em cremes dentais para clareamento dos dentes, em balas e gomas de mascar que “explodem” na boca e em talcos e desodorantes.

Bicarbonato de sódio

  • Carbonato de cálcio – CaCO3

O carbonato de cálcio é o principal constituinte do calcário ou mármore, sendo, portanto, usado na reação de produção do vidro junto com o carbonato de sódio (reação mostrada mais acima). Está presente na natureza também nas estalactites, estalagmites, conchas, corais e cascas dos ovos. Ele também é usado para produzir cal vigem, na agricultura (para corrigir o pH do solo, diminuindo sua acidez) e na produção de cimento:

Calcário + argila + areia → cimento (silicatos de cálcio e alumínio)

Estalactites e estalagmites de carbonato de cálcio

  • Nitrato de sódio – NaNO3

Esse sal é conhecido como salitre do Chile, porque ele é encontrado em abundância em grandes depósitos naturais nos desertos chilenos. É muito empregado para produzir fertilizantes e na fabricação de pólvora negra. É também usado como conservante de carnes enlatadas e defumadas.

O nitrato de sódio é usado para fabricar pólvora

  • Sulfato de cálcio – CaSO4

Na forma anidra (sem água) é usado como matéria-prima do giz; já na forma hidratada é conhecido como gesso, usado na construção civil e em imobilização ortopédica.

Sulfato de cálcio em gesso e giz

 

Os sais inorgânicos são muito utilizados no dia a dia
Os sais inorgânicos são muito utilizados no dia a dia
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados