Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Princípio da Incerteza de Heisenberg

Princípio da Incerteza de Heisenberg

“Princípio da Incerteza”- o termo é utilizado para designar o estado de um elétron. O nome é adequado, uma vez que é impossível saber a posição exata que um elétron ocupa na eletrosfera de um átomo. Este princípio foi criado por Werner Heisenberg em 1927 e transformou-se num enunciado da mecânica quântica.

A mecânica quântica surgiu da necessidade de explicar melhor a estrutura atômica (por volta de 1900), já que as teorias existentes tornavam-se um tanto quanto ultrapassadas. A nova teoria baseava-se em um modelo de átomo mais complexo e matemático, e declarava que a matéria possuía propriedades associadas com ondas.

De acordo com o antigo modelo atômico proposto por Bohr, seria possível saber a posição exata de um elétron. No intuito de obter maiores informações, consulte-o em: O átomo de Bohr. O modelo de mecânica quântica trabalha com a probabilidade de onde se encontra este átomo, e, para isso, usa os orbitais (ou nuvens de elétrons). Os orbitais são volumes do espaço onde provavelmente haja um elétron, daí o termo “Princípio da Incerteza de Heisenberg”.

Veja mais! O átomo de Bohr 
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados