Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Produção de N-parafina

Produção de N-parafina

A N-parafina é retirada do óleo de babaçu.
A N-parafina é retirada do óleo de babaçu.

A novidade vem da Bahia: um rendimento de 100% na produção de N-parafina. Tudo isso graças a um fruto nativo desta região: o babaçu. Ele foi escolhido por que apresenta uma leveza característica que auxilia no processo de produção, além disso, é muito comum na região do nordeste.

A N-parafina é um subproduto do petróleo, e tem como função principal a produção de fluidos para perfuração de poços. Mas infelizmente a obtenção de N-parafina está em escala decrescente em todo o mundo. E esta é a idéia principal do contexto: obter um maior rendimento deste composto através da mistura de outras substâncias, e os motivos que o babaçu foi escolhido já foi citado.

Uma tecnologia inédita a partir de reações químicas de hidrogenação. O resultado é um rendimento de 100 % na manufatura de fluido de perfuração.

Processo de obtenção da N- parafina:

1- A N-parafina é extraída do petróleo pelo processo de destilação, é misturada a um catalisador e então transferida para um reator onde é misturada com o óleo de babaçu e hidrogênio (reação de hidrogenação);

2- O catalisador tem a função de promover a quebra das cadeias de carbono do óleo vegetal, com isso, compostos indesejáveis e contaminantes, como enxofre e aromáticos, são eliminados nessa etapa do processo;

3- A N-parafina é obtida no fracionamento final. Fracionamento é o processo que separa os constituintes de uma mistura pelo grau de volatilização.

Mas qual exatamente é a função da n-parafina na perfuração de poços? Para extração de petróleo são utilizados os chamados fluidos de perfuração, esses fluidos são compostos por diversos produtos químicos, cuja utilização depende das características de cada poço. O fluido à base de óleo diesel foi usado para esta função durante muitos anos, e desempenhou seu papel muito bem, mas o aumento da poluição fez com que a indústria do petróleo se conscientizasse, foi aí que surgiu a idéia de produzir fluidos que fossem menos agressivos ao ambiente, e que possuíssem a mesma eficiência do óleo diesel, a n-parafina ocupou então esse lugar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados