Produtos orgânicos

Produtos orgânicos
Verduras livres de agrotóxicos.
Os chamados produtos orgânicos são aqueles produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos.

O cultivo de vegetais sem o uso de nenhum aditivo químico começou com a alface e outros vegetais, e hoje a produção envolve legumes em geral, frutas, bebidas como café e vinho. Esses produtos chegam ao mercado com um preço diferenciado, possuem um valor mais elevado que se justifica pelo processo cuidadoso de cultivo. Mas a diferença no bolso pode trazer muitos benefícios para sua saúde e evitar males causados pelo consumo de frutas e verduras acarretadas de agrotóxicos.

Em países como Estados Unidos e outros da Europa, a produção de produtos orgânicos já tem proporções maiores. No Brasil, o comércio vem ganhando aos poucos seus adeptos e a tendência é que o consumo cresça a cada dia, uma vez que a população anda se preocupando mais com a qualidade dos alimentos consumidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grande parte da produção brasileira de alimentos orgânicos é destinada à exportação, tudo em razão da qualidade no processamento. Em nosso país existe uma Lei (aprovada em 2003) que regulamenta a produção e comercialização da agricultura orgânica no Brasil, e ainda certifica o produto. Sendo assim, podemos consumir seguramente as hortaliças orgânicas, legumes orgânicos, etc.

Quanto à expressão “produto orgânico”, se for analisada criteriosamente, veremos que ela não foi empregada corretamente. Todo e qualquer alimento, qualquer que seja seu método de produção, é constituído por substâncias orgânicas. Portanto, toda nossa alimentação tem origem orgânica. O que diferencia o chamado produto orgânico é seu método de cultivo: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e artificiais e conservantes no processo de produção.

Assuntos Relacionados