Propanona ou Acetona

A acetona possui nome químico de propanona, cuja estrutura é mostrada a seguir:

Fórmula estrutural da propanona (acetona)

Ela é um líquido incolor, solúvel em água (devido ao fato de ser polar, assim como a água) e em solventes orgânicos, tem cheiro agradável e é inflamável.

Sua principal caracteristica é de atuar como solvente, sendo, portanto, utilizada como solvente de tintas, esmaltes, vernizes, na extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de medicamentos, de anidrido acético, na preparação de clorofórmio, iodofórmio e bromofórmio e como dissolvente da celulose.

Ela é produzida industrialmente pela hidratação do propeno ou por oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). O cumeno é obtido por meio da reação entre o propeno e o benzeno derivados do petróleo. Depois que essas duas substâncias reagem e geram o cumeno, ele é enviado a uma coluna de contato para a reação de oxidação com o oxigênio do ar, formando o hidróxido de cumeno. Depois ele passa para o recipiente de decomposição, onde, pela adição de ácido sulfúrico, o hidróxido de cumeno tranforma-se em fenol e na propanona.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação de obtenção da propanona (acetona)

Entretanto, a propanona também é produzida em nosso organismo pela decomposição incompleta das gorduras. Sua concentração normal no sangue é de 1 mg/mL. Em casos de doenças, como a diabetes Mellitus, a concentração de acetona no sangue aumenta.

Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
A propanona é conhecida comercialmente como acetona e é usada como removerdor de esmaltes
A propanona é conhecida comercialmente como acetona e é usada como removerdor de esmaltes

Assuntos Relacionados