Você está aqui
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Propriedades Coligativas

Propriedades Coligativas

As propriedades coligativas são aquelas que não dependem da natureza do soluto dissolvido no solvente, mas somente do número de partículas dissolvidas.

Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça em Físico-Química
Quando adicionamos açúcar na água, ocorre o abaixamento da pressão de vapor do líquido. Isso é explicado por uma propriedade coligativa: a tonoscopia

É importante estudar as propriedades das substâncias para entender como elas se comportam e como podemos utilizá-las. Mas existem algumas propriedades físicas dos líquidos, tais como pressão de vapor e temperaturas de fusão e ebulição, que se modificam quando se adiciona um soluto não volátil a um solvente puro.

Tais propriedades que sofrem essas alterações são chamadas de Propriedades Coligativas. São elas:

• Tonoscopia ou Tonometria: estudo do abaixamento da pressão máxima de vapor de uma solução;
  • Ebulioscopia ou Ebuliometria: estudo da elevação da temperatura de ebulição de uma solução;
  • Crioscopia ou Criometria: estudo do abaixamento da temperatura de congelamento de uma solução;
  • Osmoscopia: estudo da osmose, isto é, da passagem de um solvente através de uma membrana semipermeável.

Todos esses efeitos coligativos caracterizam-se pelo fato de que eles sempre serão o mesmo independentemente da natureza do soluto adicionado, pois eles dependem somente do número de partículas (íons ou moléculas) dissolvidas na solução.

Essas são propriedades muito importantes porque explicam vários fenômenos que observamos em nosso cotidiano. Descubra quais lendo os artigos desta seção.

Artigos de "Propriedades Coligativas"