Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Qual a composição da Lua?

Qual a composição da Lua?

Uma bela noite pede a presença de um astro maior para enfeitar o céu. Ao lado de estrelas, a lua se destaca por seu tamanho e luminosidade. Diante de tanta beleza, surge a pergunta: do que é feita a Lua? Várias suposições já surgiram sobre esse assunto, como por exemplo, que a Lua é produto da condensação de uma porção grandiosa de gases que foram capturados pela força gravitacional da Terra.

Em se tratando da composição da Lua, esta já foi comprovada por meio de amostras retiradas do espaço na década de 60. A análise de tais amostras revelou a presença de basalto (componente de rochas), o que evidencia se tratar de uma rocha vulcânica como as encontradas aqui na Terra.

O basalto surgiu em nosso planeta a partir da erupção de vulcões que lançaram rochas derretidas para o ar e mar. O basalto, por sua vez, é composto pelos elementos: ferro, alumínio, magnésio e silício, sendo este último encontrado em maiores quantidades.

Assim como a Terra, a Lua se subdivide em três partes: crosta, manto e núcleo, embora com apenas uma diferença – na Lua, em virtude de um maior resfriamento, a crosta é bem dura.
A Lua compõe-se de quê?
A Lua compõe-se de quê?
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados