Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Química da fotossíntese

Química da fotossíntese

A fotossíntese, como o próprio nome indica, é a síntese de carboidrato a partir de água e dióxido de carbono (CO2). O que caracteriza uma reação de fotossíntese é a absorção de luz, e é através dela que ocorre a produção de alimentos nos vegetais, sendo assim, ela é indispensável para a vida das plantas, dos animais e até do homem. As folhas das plantas possuem células fotossintetizadoras, que são sensíveis à luz e possuem uma substância denominada clorofila.

A clorofila é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, ela capta a radiação luminosa e transforma essa forma de energia em energia química. A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila. A absorção da energia luminosa e sua transformação em energia permitem o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos.

A fotossíntese é importante para o homem porque ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.

A reação química que ocorre na fotossíntese pode ser esquematizada da seguinte forma:
gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio

Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio. Observe a equação:
6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

O catalisador dessa reação é a clorofila, ou seja, ela não se desgasta e nem é consumida, apenas ativa a reação.
A fotossíntese de plantas que viveram em outras eras originou o petróleo e o carvão, que são muito utilizados hoje pelo homem como fonte de energia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A clorofila é o pigmento verde das folhas.
A clorofila é o pigmento verde das folhas.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados