Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Química e os cabelos

Química e os cabelos

Como as tinturas agem sobre os fios?
Como as tinturas agem sobre os fios?

A partir de agora você vai saber o que realmente ocorre nos salões de beleza quando o assunto é tratamento de cabelos. Aprenda sobre a química presente nos produtos utilizados pelos profissionais e entenda por que o resultado normalmente agrada a todas as clientes.

Vamos começar pelo primeiro procedimento antes de tratar o cabelo, a lavagem dos fios. A química neste caso está presente no xampu, os chamados surfactantes como o dodecil sulfato de sódio, por exemplo, são os responsáveis por limpar. Mas um bom xampu precisa apresentar um pH (potencial hidrogeniônico) que não agrida os fios. Se informe melhor em: O pH ideal dos xampus.

Para as mais vaidosas, o segundo passo é tingir as madeixas. Sabe-se que os cabelos já possuem uma pigmentação natural: a melanina (cor marrom escura) e a feomelanina (marrom avermelhada). A quantidade relativa desses pigmentos confere a cor: ruivos, escuros, loiros, acizentados, etc. E se você não está satisfeito com a cor legítima de seu cabelo, pode optar por pintá-los. A composição das tintas varia e algumas contam com peróxido de hidrogênio para alvejar (tirar a cor do cabelo), outras com acetato de chumbo para fixar a cor ou ainda complexos de cromo e cobalto para garantir que a tinta não saia com a lavagem.

Neste contexto podemos ainda abordar o processo de retirada de pelos, conheça os componentes responsáveis pela depilação.

Os produtos depilatórios utilizam da química para promover a retirada de cabelos, neles estão presentes os compostos sulfeto de cálcio, sulfeto de sódio ou tioglicolato de sódio (decompõe o pelo). A adição da base hidróxido de cálcio eleva o pH e garante a eficiência do depilatório.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados