Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Quimiorrecepção da língua

Quimiorrecepção da língua

Talvez não seja de seu conhecimento, mas o órgão muscular presente em nosso corpo, denominado de língua, conta com propriedades químicas para a percepção dos diferentes sabores: é a chamada quimiorrecepção. Os receptores gustativos são ativados por substâncias químicas presentes nos alimentos.

Essa propriedade química está ligada ao aroma e sabor, e ela existe por que precisamos distinguir e classificar tudo que ingerimos, até por uma questão de preferências alimentares. Por exemplo, se estivermos com vontade de comer algo doce e não salgado, nossa língua se encarrega na distinção, mas como ela faz isso? Através das papilas gustativas.

As papilas gustativas são constituídas por células epiteliais responsáveis por sentirmos os quatro sabores básicos: salgado, doce, ácido, amargo. Elas são terminações nervosas e se encontram em enormes quantidades na língua.

Mas como as papilas se relacionam com a quimiorrecepção? A maior quantidade de quimiorreceptores se encontra na língua, e o que permite a diferenciação de sabor são os sensores dos terminais nervosos presentes nas papilas gustativas, que como o próprio nome já diz, nos permite degustar e diferenciar os mais diferentes sabores.
Sentimos o sabor doce graças às papilas gustativas.
Sentimos o sabor doce graças às papilas gustativas.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados