Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Quimioterapia preventiva

Quimioterapia preventiva

A quimioterapia preventiva é um tratamento que possibilita a eliminação de células com predisposição a se tornarem malignas.

O câncer surge da multiplicação anormal de células. Na maioria das vezes, a vítima só se dá conta quando já está tomada por tumores que podem ocasionar a morte.

Existe algum método para prevenir essa triste realidade? A resposta veio de um centro de estudos nos Estados Unidos, o MD Anderson Câncer Center em Houston. Segundo os estudiosos, seria possível cortar o mal pela raiz, isto é, eliminar o câncer antes de seu primeiro estágio.

A quimioterapia preventiva é um método que possibilita a eliminação de células com predisposição a se tornarem malignas. A descoberta veio de uma combinação química capaz de eliminar pólipos (tumores benignos) em camundongos. A expectativa é que a fórmula funcione em humanos que sofram de tumores malignos.
A vantagem do tratamento preventivo é que ele permite destruir células tumorais escondidas, ou seja, aquelas que ainda não foram identificadas por exames clínicos. O tratamento seria a salvação para pessoas com predisposição ao câncer, com histórico de familiares que tiveram câncer e que fazem parte do grupo de alto risco.

É importante ressaltar que a melhor maneira de prevenir que esta terrível doença faça parte de sua vida, é recorrer periodicamente a exames físicos e, para as mulheres, é indispensável submeter-se ao exame de mamografia anualmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

O câncer tem cura?
O câncer tem cura?
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados