Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química nuclear
  4. Radiação Gama

Radiação Gama

A Radiação gama, proveniente dos raios gama (γ), é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta.

O processo de irradiação de diferentes produtos com raios gama cresce significativamente no mundo. Devido à sua elevada energia, podem causar danos no núcleo das células, por isso são usados para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e diversos outros produtos.

Com relação a produtos alimentícios, a irradiação com raios gama permite a descontaminação de alimentos através da eliminação de microrganismos patogênicos, tais como a Salmonella Typhimurium. Além disso, eleva a vida útil do produto, aumentando o seu tempo na prateleira.

No espaço, as explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo. Uma única explosão, com uma duração típica de alguns segundos, emite tanta energia em raios gama quanto o Sol vai emitir durante toda a sua vida (estimada em 10 bilhões de anos).
Explosão de raios Gama no espaço.
Explosão de raios Gama no espaço.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados