Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química nuclear
  4. Radioatividade na Agricultura

Radioatividade na Agricultura

Quando se fala de aplicações benéficas da radioatividade, pensa-se logo na medicina. No entanto, outro campo em que ela vem sendo aplicada com boas finalidades é na agricultura.

Conforme sabemos, as radiações causam danos aos organismos vivos, assim alguns alimentos são irradiados, matando fungos e bactérias, que são os principais causadores do apodrecimento. Dessa forma, os alimentos, como frutas e verduras, permanecem bons para o consumo por muito mais tempo.

Conservação por irradiação de alimentos

Por segurança, ao aplicar essa técnica, é preciso que os átomos radioativos cessem as suas atividades antes de os alimentos serem embalados. Os alimentos irradiados trazem o símbolo abaixo, conhecido como radura:

Símbolo colocado em alimentos irradiados (radura)

Outra forma de utilização pela agricultura de radiação é injetando radiotraçadores nas plantas. Esses radioisótopos artificiais recebem esse nome porque, ao serem transportados pelo corpo da pessoa, emitem radiações que permitem ver a absorção de fertilizantes pelas plantas, como ela utiliza o nutriente, determinar em que parte da folha ou das raízes certo elemento químico é mais importante e assim avaliar a eficácia do controle de insetos. Um radiotraçador muito utilizado para essa finalidade é o P-32.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A radioatividade é usada na agricultura para medir o desenvolvimento das plantas

Essa técnica dos radiotraçadores também é importante para detectar quais são os predadores de determinadas pragas. Dessa forma, eles podem ser usados no lugar de inseticidas. Ou, então, podem ser esterilizados por radiação gama os machos das espécies que são consideradas pragas e depois soltá-los no meio ambiente para competirem com os machos normais. Isso diminuirá progressivamente a sua reprodução e o seu número.

A aplicação da radioatividade na agricultura não serve somente para aumentar a produção de alimentos, mas também garante a nossa saúde e a do meio ambiente. Pois os agrotóxicos também podem ser marcados com radiotraçadores e, então, detectar quanto dele fica retido no alimento e quanto dele contamina o solo, as águas e a atmosfera.

Mas para trazerem benefícios reais, todas essas técnicas devem ser feitas de forma bem controlada e definida, de modo a não deixar resíduos e nem causar alterações nos alimentos e plantas.

A radioatividade possui diversas aplicações benéficas à agricultura
A radioatividade possui diversas aplicações benéficas à agricultura
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados