Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reação de Neutralização Parcial

Reação de Neutralização Parcial

Na neutralização parcial, o meio não ficará neutro e o pH não será igual a 7
Na neutralização parcial, o meio não ficará neutro e o pH não será igual a 7

As reações de neutralização, conforme explanado no texto Reação de Neutralização Total, ocorrem entre ácidos e bases, sendo que os hidrogênios ionizáveis dos ácidos, liberados no meio na forma de cátions H+ reagem com os ânions hidroxila (OH-) liberados pela base, formando água (H2O) e neutralizando o meio, isto é, fazendo com que a solução atinja um pH igual a 7,0 ou bem próximo a esse valor.

Entretanto, se a quantidade de cátions H+ liberados pelo ácido e a quantidade de ânions OH- liberados pela base não forem iguais, então a neutralização não será total, mas sim parcial.

Existem duas possibilidades: pode ocorrer a neutralização parcial do ácido ou a neutralização parcial da base:

  • Neutralização parcial do ácido:

Por exemplo, digamos que iremos reagir apenas uma molécula do ácido fosfórico (H3PO4) com uma fórmula da base hidróxido de sódio (NaOH). Observe que o H3PO4 fornece três cátions H+, enquanto que o NaOH fornece apenas um ânion OH-. Como cada cátion H+ neutraliza apenas um ânion OH-, nesse caso, teremos a formação de apenas uma molécula de água e o ácido será neutralizado parcialmente.

Observe abaixo na equação química que, além da formação da água, há também a formação de um sal ácido, também denominado hidrogenossal, formado entre o cátion da base (Na+) e o ânion do ácido que não foi neutralizado (H2PO4-):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

H3PO4 + NaOH → NaH2PO4 + H2O
ácido        base        sal ácido       água

Se colocássemos duas fórmulas NaOH, ainda assim a neutralização do ácido seria parcial. Para se tornar total seriam necessárias três fórmulas NaOH para cada molécula de H3PO4.

  • Neutralização parcial da base:

Nesse caso, a quantidade de hidrogênios ionizáveis do ácido não é suficiente para neutralizar as hidroxilas da base.

Por exemplo, se reagirmos uma molécula de ácido nítrico (HNO3) com uma fórmula de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), o ácido liberará apenas um cátion H+, enquanto que a base liberará duas hidroxilas (OH-).

Portanto, a base não será neutralizada totalmente, uma molécula de água será formada e uma hidroxila restará. O cátion formado pela base [Mg(OH)+] reagirá com o ânion formado pelo ácido (NO3-1) e formará um sal básico ou hidroxissal:

  HNO3 + Mg(OH) 2 → Mg(OH)NO3 +  H2O
     Ácido        base             sal básico            água

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados