Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reação de Neutralização Parcial

Reação de Neutralização Parcial

As reações de neutralização, conforme explanado no texto Reação de Neutralização Total, ocorrem entre ácidos e bases, sendo que os hidrogênios ionizáveis dos ácidos, liberados no meio na forma de cátions H+ reagem com os ânions hidroxila (OH-) liberados pela base, formando água (H2O) e neutralizando o meio, isto é, fazendo com que a solução atinja um pH igual a 7,0 ou bem próximo a esse valor.

Entretanto, se a quantidade de cátions H+ liberados pelo ácido e a quantidade de ânions OH- liberados pela base não forem iguais, então a neutralização não será total, mas sim parcial.

Existem duas possibilidades: pode ocorrer a neutralização parcial do ácido ou a neutralização parcial da base:

  • Neutralização parcial do ácido:

Por exemplo, digamos que iremos reagir apenas uma molécula do ácido fosfórico (H3PO4) com uma fórmula da base hidróxido de sódio (NaOH). Observe que o H3PO4 fornece três cátions H+, enquanto que o NaOH fornece apenas um ânion OH-. Como cada cátion H+ neutraliza apenas um ânion OH-, nesse caso, teremos a formação de apenas uma molécula de água e o ácido será neutralizado parcialmente.

Observe abaixo na equação química que, além da formação da água, há também a formação de um sal ácido, também denominado hidrogenossal, formado entre o cátion da base (Na+) e o ânion do ácido que não foi neutralizado (H2PO4-):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

H3PO4 + NaOH → NaH2PO4 + H2O
ácido        base        sal ácido       água

Se colocássemos duas fórmulas NaOH, ainda assim a neutralização do ácido seria parcial. Para se tornar total seriam necessárias três fórmulas NaOH para cada molécula de H3PO4.

  • Neutralização parcial da base:

Nesse caso, a quantidade de hidrogênios ionizáveis do ácido não é suficiente para neutralizar as hidroxilas da base.

Por exemplo, se reagirmos uma molécula de ácido nítrico (HNO3) com uma fórmula de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), o ácido liberará apenas um cátion H+, enquanto que a base liberará duas hidroxilas (OH-).

Portanto, a base não será neutralizada totalmente, uma molécula de água será formada e uma hidroxila restará. O cátion formado pela base [Mg(OH)+] reagirá com o ânion formado pelo ácido (NO3-1) e formará um sal básico ou hidroxissal:

  HNO3 + Mg(OH) 2 → Mg(OH)NO3 +  H2O
     Ácido        base             sal básico            água

Na neutralização parcial, o meio não ficará neutro e o pH não será igual a 7
Na neutralização parcial, o meio não ficará neutro e o pH não será igual a 7
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados