Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Reação de neutralização

Reação de neutralização

A todo o momento realizamos reações de neutralização em nosso próprio corpo e nem nos damos conta disso. Por exemplo, você fez uso de algum tipo de desodorante hoje? Então, você neutralizou seus odores através da adição de uma base.

Definição de base: toda substância que, quando sofre dissociação, libera o ânion OH- (hidróxido) como produto.

Os ácidos carboxílicos são os responsáveis pelos desagradáveis odores que exalamos após um dia quente. Substâncias de caráter básico presentes em produtos para axilas se encarregam de neutralizar a ação dos íons H+ provenientes dos ácidos.

Definição de ácido: toda substância que, quando sofre ionização, libera o cátion H+ como produto.

É por isso que algumas pessoas fazem uso do leite de magnésia nas axilas para combater o cheiro desagradável de suor. Esta base de fórmula MgOH2 neutraliza a acidez no local.

E quem nunca sentiu aquela incômoda sensação de acidez estomacal, a chamada azia, pois ela se explica pela ação do ácido clorídrico (HCl) presente no estômago. Após a ingestão de alimentos calóricos, o nosso organismo se vê obrigado a liberar mais quantidade de HCl para auxiliar na digestão pesada.

E o que acontece quando ingerimos um antiácido estomacal? O princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que a base Mg (OH)2 – hidróxido de magnésio. Ela tem a função de neutralizar o meio ácido de seu estômago, daí o alívio imediato. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg (OH)2.
Azia: reação de neutralização resolve.
Azia: reação de neutralização resolve.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados