Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Reação de oxirredução salva vidas

Reação de oxirredução salva vidas

Todos sabem, através dos noticiários ou por vítimas na família, que é inconcebível dirigir embriagado. O perigo que uma pessoa alcoolizada oferece quando a frente de um volante se traduz pelas inúmeras vítimas de acidentes em rodovias.

Como evitar que um bêbado dirija colocando em risco vidas inocentes? A lei Seca (Lei 11.705) foi implantada junto ao Código de Trânsito Brasileiro, com essa nova legislação, o motorista que for flagrado com nível de álcool acima do permitido (0,1 mg/L de sangue) terá que pagar uma multa, e quem estiver embriagado (níveis acima de 0,3 mg/L) terá o carro apreendido e ainda perde a habilitação.

A medida do nível alcoólico no sangue é feita através do Bafômetro: um aparelho que permite determinar a concentração de álcool analisando o ar exalado dos pulmões do indivíduo.

Mas o quê o bafômetro tem a ver com a química? Saiba que ocorre a seguinte reação química dentro deste aparelho:

K2Cr2O7(aq.) + 4 H2SO4(aq.) + 3 C2H5OH(v) → 3 C2H4O(g) + K2SO4(aq.) + Cr2(SO4)3(aq.) + 7 H2O(l)

O reagente dicromato de potássio K2Cr2O7 possui coloração amarelo-alaranjado. O produto formado na reação é o Sulfato de Crômio III - Cr2(SO4)3 (composto verde). Como se vê, a reação dá origem aos íons: Cr2(SO4)3 e K2SO4.

Explicação química para o funcionamento do bafômetro:

Quando o álcool (exalado pelo motorista embriagado) entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação de Oxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O). Na reação final, o dicromato (amarelo-alaranjado) dá origem ao Sulfato de Crômio III (coloração verde). Esta mudança de coloração indica a embriaguês do motorista.

E ATENÇÃO! Se beber não dirija. Se for dirigir não beba.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Lei seca
– Através dela o uso do bafômetro se intensificou.

Aparelho bafômetro indicando 0,35 mg/L.
Aparelho bafômetro indicando 0,35 mg/L.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados