Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reações de Análise ou Decomposição

Reações de Análise ou Decomposição

Reações de Análise ou Decomposição
A reação que faz os airbags inflarem, protegendo o motorista de um impacto muito danoso, é uma reação de análise ou decomposição

As reações de análise também chamadas de reações de decomposição são aquelas em que um reagente composto (formado por mais de um tipo de elemento) é dividido em duas ou mais substâncias de estruturas simples (formadas por um único tipo de elemento).

De modo genérico, temos:

AB → A + B

Exemplo:                               

2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na (s)

Essa é a reação que faz os airbags dos carros funcionarem e salvarem vidas. Dentro deles há a azida de sódio (NaN3), e quando há uma batida, um dispositivo dos airbags é acionado e a temperatura faz com que a azida se decomponha no gás nitrogênio e no sódio metálico.

O gás nitrogênio é um gás inerte que faz a bolsa (bag) inflar. O sódio pode ser reativo, por isso, outro composto é colocado dentro da bolsa, o nitrato de potássio, que reage com o sódio e gera mais gás nitrogênio. Essa segunda reação, no entanto, não é de decomposição ou análise.

Vários fatores podem causar a decomposição de um composto, entre eles, vamos destacar três:

  • Calor: Quando algumas substâncias compostas são submetidas ao aquecimento, elas se decompõem. Esse tipo de reação é chamado de pirólise, que do grego piro significa “fogo” e lise significa “quebra”, isto é, quebra de um composto por meio do fogo.

Quando essa reação é feita na indústria, é também chamada de calcinação.

Um exemplo muito importante do uso da pirólise é na produção do bio-óleo ou alcatrão pirolítico, que é considerado uma alternativa energética para os combustíveis derivados do petróleo. A vantagem do bio-óleo é que ele não possui metais pesados como chumbo e mercúrio, que podem poluir o meio ambiente e contaminar seres vivos; não possui enxofre, que sofre reações na atmosfera e gera as chuvas ácidas, e também libera menos cinzas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros exemplos de reações de decomposição pela ação do calor:

Reações de decomposição por pirólise

  • Luz: A luz pode causar a decomposição dos compostos. Esse tipo de reação é chamado de fotólise.

Um exemplo é a água oxigenada que deve ser guardada em frascos escuros ou opacos, como o mostrado abaixo, para impedir a passagem de luz e a sua decomposição, produzindo água e gás oxigênio:

Reação de decomposição da água oxigenada

  • Eletricidade: Ao passar uma corrente elétrica sobre um líquido ou um composto fundido, ele é decomposto em substâncias simples. Esse processo é chamado de eletrólise, que pode ser aquosa ou ígnea.

Um exemplo muito importante é a eletrólise ígnea do sal fundido (em que os seus íons Na+ e Cl- ficam livres). Ao passar a corrente elétrica por ele, originam-se duas substâncias simples importantes: o sódio metálico e o gás cloro.

Reação de decomposição do sal

Abaixo temos um esquema dessa eletrólise:

Esquema de processo de eletrólise do cloreto de sódio (sal de cozinha)

Outro exemplo é a eletrólise da água, que produz gás hidrogênio e gás oxigênio:

Eletrólise da água

Assuntos Relacionados