Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reações com óxidos anfóteros

Reações com óxidos anfóteros

Nas reações com óxidos anfóteros, ocorre uma neutralização em que esses compostos, ao reagir com ácido ou base, dão origem a sal e água.

As reações com óxidos anfóteros ocorrem quando as substâncias dessa classe dos óxidos (as outras classes são os óxidos ácidos, básicos e duplos) são colocadas em um mesmo meio que um ácido ou uma base. Lembrando que os óxidos anfóteros são aqueles formados pelos elementos zinco, alumínio, cromo (de NOX +3) e estanho.

Uma reação química ocorre quando o óxido anfótero interage com ácido ou base porque esses óxidos apresentam característica dual, ou seja, podem atuar como um composto de caráter ácido ou básico. Assim:

  • Óxido anfótero com base – o óxido atua como um ácido;

  • Óxido anfótero com um ácido – o óxido atua como uma base.

Por causa de todas essas características, as reações entre óxidos anfóteros e ácido ou base são reações de neutralização, que formam obrigatoriamente um sal e água:

Óxido anfótero + ácido → sal + água

ou

Óxido anfótero + base → sal + água

Reação de óxido anfótero com ácido

Quando um óxido anfótero reage com um ácido, o cátion metálico (Y+) do óxido interage com o ânion (X-) do ácido para formar o sal (YX), e o cátion hidrônio (H+) do ácido interage com o ânion do óxido (O-2):

YO + HX → YX + H2O

Exemplo: reação entre o óxido de cromo III (Cr2O3) e o ácido sulfúrico (H2SO4)

Cr2O3 + H2SO4

O óxido de cromo III apresenta os íons cromo III (Cr+3) e óxido (O-2), os quais interagem, respectivamente, com os íons sulfato (SO4-2) e hidrônio (H+) do ácido, formando os compostos sulfato de cromo III [Cr2(SO4)3] e água (H2O). Veja a seguir a equação balanceada desse processo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cr2O3 + 3 H2SO4 → Cr2(SO4)3 + 3 H2O

Reação de óxido anfótero com base

Quando um óxido anfótero reage com uma base, o cátion metálico (Y+) da base interage com o ânion (YO-) formado a partir do metal presente no óxido para formar o sal (WYO), e o hidrônio (H+), que sobra do hidróxido (OH-) da base, interage com o ânion do óxido (O-2), formando a molécula de água.

O ânion formado a partir do metal presente no óxido resulta da interação com o oxigênio da hidroxila da base:

YO + WOH → WYO + H2O

A tabela abaixo mostra os possíveis ânions formados pelos metais que compõem um óxido anfótero:

Tabela de ânions contendo metais
Tabela de ânions contendo metais

Exemplo: Reação entre o óxido de alumínio e o hidróxido de cálcio.

Al2O3 + Ca(OH)2

O óxido de alumínio apresenta os íons alumínio (Al+3), que forma o ânion aluminato (AlO2-), e óxido (O-2), os quais interagem, respectivamente, com os íons cálcio (Ca+2) e o hidrônio (H+), que sobra do hidróxido (OH-) da base, formando os compostos aluminato de cálcio [Ca(AlO2)2] e água (H2O). Observe a equação balanceada desse processo:

Al2O3 + Ca(OH)2 → Ca(AlO2)2 + H2O

Água é formada em toda reação com óxido anfótero
Água é formada em toda reação com óxido anfótero
Publicado por: Diogo Lopes Dias

Assuntos Relacionados