Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reações inorgânicas

Reações inorgânicas

Reação química sendo feita em laboratório
Reação química sendo feita em laboratório

As reações químicas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Por exemplo, um desses critérios, usados em Físico-Química, classifica as reações de acordo com a transferência de calor. Se o calor for liberado durante a reação, ela será exotérmica, mas se o calor for absorvido, a reação será endotérmica.

No entanto, em Química Inorgânica, um critério que é muito adotado é classificar as reações de acordo com a quantidade de substâncias que reagem e que são produzidas, agrupando as reações da seguinte forma:

  • Reações de síntese ou adição;
  • Reações de análise ou decomposição;
  • Reação de simples troca (ou oxirredução);
  • Reação de dupla troca (ou metátese).

Vejamos cada uma:

  • Reações de síntese ou adição: É aquela que dois ou mais reagentes formam um único produto.

Genericamente: A + B → C

Um exemplo é a formação da amônia (NH3) por meio da reação entre o gás hidrogênio (H2) e o gás nitrogênio (N2).

3H2(g) + N2(g) → 2 NH3(g)

Reação de síntese da amônia

Essa é uma síntese total, porque ambos os reagentes são substâncias simples. No caso de pelo menos um reagente ser composto, a síntese será parcial, como no caso abaixo:

CaO  +  H2O  →  Ca(OH)2

Leia mais sobre esse tipo de reação no texto Reação de Síntese ou Adição.

  • Reações de análise ou decomposição: Este tipo de reação é o oposto da anterior, pois por meio de um único reagente são obtidos dois ou mais produtos.

Genericamente: A → B + C

Exemplo: quando o carbonato de cálcio é aquecido, ele se decompõe originando o óxido de cálcio (imagem abaixo) e o dióxido de carbono:

Óxido de cálcio produzido em reação de decomposição

Visto que o meio usado nessa decomposição foi o calor, dizemos que essa reação é uma pirólise. Quando o processo usado para a decomposição envolver a luz, é uma fotólise, e quando a decomposição ocorre pela passagem de eletricidade, temos uma eletrólise.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também o texto: Reações de Análise ou Decomposição.

  • Reação de simples troca (de deslocamento ou de oxirredução): Nessas reações uma substância simples reage com uma substância composta, originando uma nova substância simples e uma nova substância composta pelo deslocamento entre seus elementos.

Genericamente: A + BC→ B + AC ou A + BC→ C + AB

Exemplo: Se colocarmos uma fita de cobre numa solução aquosa de nitrato de prata, ocorrerá o deslocamento da prata presente na solução pelo cobre da fita e os íons cobre formados ficarão na solução. Esses íons cobre são característicos de cor azulada, por isso é possível notar que a solução que era incolor fica azul. Além disso, a prata se deposita na fita, que antes era da cor do cobre metálico (acastanhado) e passa a ficar num tom cinza.

Cu + 2 AgNO3Cu(NO3)2 + 2 Ag

Isso ocorre porque há uma transferência de elétrons entre as substâncias envolvidas. O cobre metálico (Cu0) doa dois elétrons para os cátions prata, oxida-se e seu Nox aumenta, tornando-se o cátion cobre (Cu+2). Com isso, os cátions prata (Ag+) se reduzem, recebendo os elétrons, e seu Nox diminui, tornando-se prata metálica (Ag0).

É por isso que as reações de simples troca também são chamadas de reações de oxirredução.

  • Reação de dupla troca (ou metátese): Duas substâncias compostas reagem originando outras duas substâncias compostas.

Genericamente: AB + CD → AC + BD ou AB + CD → AD + BC

Visto que os átomos ou grupos de átomos dos elementos das substâncias reagentes são trocados, esse tipo de reação também é chamado de reação de metátese, que é uma palavra de origem grega (methatesis) que significa “transposição”.

Exemplo: O ácido clorídrico reage com a base hidróxido de sódio, neutralizando-se e formando um sal (cloreto de sódio – sal de cozinha) e água como produtos:

HC? + NaOH → NaC? + H2O

Mais pormenores sobre essas reações são explicados em Reações de Dupla Troca.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados