Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reações de simples troca entre ametais

Reações de simples troca entre ametais

As reações de simples troca entre ametais são aquelas em que o ametal de uma substância simples desloca o ametal de uma substância composta.

As reações de simples troca entre ametais são aquelas que ocorrem entre uma substância simples, formada por um ametal, e uma substância composta, formada por um metal e um ametal, como na equação geral abaixo:

A + BC BA + C

Analisando a equação acima, observa-se que o ametal C troca de posição com o ametal A. Assim, A passa a formar uma nova substância composta com B, e C passa a formar uma substância simples.

Para que o ametal (A) da substância simples troque de posição com o ametal (C) da substância composta, é fundamental que a eletronegatividade dele seja maior. Assim, se a eletronegatividade de A não for maior que a de C, a reação química não acontecerá.

Dessa forma, para saber se uma reação de simples troca entre ametais acontecerá ou não, basta analisar a posição dos ametais envolvidos na ordem decrescente aplicada para a eletronegatividade:

F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P

Com base nessa ordem de eletronegatividade, o elemento Flúor é o mais eletronegativo, e o Fósforo é o menos eletronegativo. Assim, se o Flúor formar a substância simples da reação, ele será capaz de deslocar ou trocar de posição com qualquer outro ametal presente na substância composta. Por outro lado, se o fósforo formar a substância simples, ele não será capaz de deslocar ou trocar de posição com nenhum ametal presente na substância composta, pois ele é um elemento pouco eletronegativo.

Assim, conhecendo a diferença de eletronegatividade dos ametais envolvidos na reação, podemos determinar se haverá ou não a troca entre eles.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 1: Reação entre gás cloro (Cl2) e iodeto de sódio (NaI)

Cl2 + NaI → ?

Nos reagentes fornecidos pelo exemplo, o ametal presente na substância simples (Cl2) é o Cloro (Cl), e o ametal presente na substância composta (NaI) é o Iodo (I).

De acordo com a ordem decrescente de eletronegatividade, o Cloro é mais eletronegativo que o Iodo, por isso, ele consegue deslocar esse último, transformando-o em uma substância simples, o iodo sólido (I2). Já o cloro interage com o sódio, formando o sal cloreto de sódio (NaCl).

A equação balanceada que representa a reação é:

1 Cl2 + 2 NaI → 2 NaCl + 1 I2

Exemplo 2: Reação entre bromo líquido (Br2) e fluoreto de cálcio [CaF2]

Br2 + CaF2 → ?

O ametal presente na substância simples (Br2) é o bromo (Br), e o ametal presente na substância composta é o flúor (F). De acordo com a ordem decrescente de eletronegatividade, o bromo é menos eletronegativo que o flúor. Por essa razão, a reação de simples troca entre esses compostos não acontecerá, pois o bromo é incapaz de deslocar o flúor. Como não teremos a troca entre os ametais, consequentemente não teremos a formação de novas substâncias.

Como a reação entre os compostos não ocorre, a equação química do processo fica incompleta:

Br2 + CaF2 → não ocorre

O gás cloro pode ser obtido por meio de reação de simples troca entre ametais
O gás cloro pode ser obtido por meio de reação de simples troca entre ametais
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados