Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Reações Orgânicas
  5. Reações de substituição em alcanos

Reações de substituição em alcanos

Uma reação de substituição em alcanos é aquela em que pelo menos um átomo ou um grupo de átomos de hidrogênio ligados ao carbono é substituído por um átomo ou grupo de átomos.

Genericamente, a reação é representada da seguinte maneira:

Representação genérica de uma reação de substituição em alcanos

Onde R-H representa um alcano.

As principais reações de substituição são: halogenação, nitração e sulfonação. Vejamos cada uma delas:

*Halogenação: Ocorre quando uma ou mais moléculas de halogênios reage com o alcano, conforme mostrado abaixo na reação de obtenção do cloreto de metila, ou clorometano:

Reação de halogenação para a obtenção do clorometano

Esta reação pode continuar substituindo os outros hidrogênios do metano pelo elemento cloro, se introduzirmos calor e luz ultravioleta. Agora, se a molécula do alcano for mais complexa e houver diferentes carbonos, a substituição mais fácil seguirá a seguinte ordem de classificação dos carbonos ligados ao hidrogênio que será substituído:

A substituição em moléculas complexas de alcanos é mais fácil em hidrogênios de carbonos terciários, seguidos dos secundários e, por último, os primários.

Ordem de facilidade de saída do hidrogênio

Embora os halogênios sejam o flúor, cloro, bromo e o iodo, normalmente essas reações se restringem apenas ao Cl2 (cloração) e ao Br2 (bromação). Isso ocorre porque o flúor (F2) é muito reativo, assim, ele reage tão violentamente que acaba destruindo a substância orgânica. Veja a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

CH4 + F2 → C  + 4HF

Já o iodo é pouquíssimo reativo; na realidade, ele nem chega a reagir.

Além disso, em razão de os alcanos, assim como os demais hidrocarbonetos, serem pouco reativos, estas reações normalmente são difíceis e lentas, só ocorrendo com o auxílio da introdução de luz ou calor.

*Nitração: É a substituição de um ou mais átomos de hidrogênio de um alcano por um ou mais grupos nitro – NO2, em presença de ácido nítrico, concentrado e a quente.

Reação de nitração com a formação de nitrometano

Na reação acima foi formado o nitrometano, que é usado para combustível de automóveis ou de aeromodelos e automodelos. Em toda reação de nitração são formados nitroalcanos e água.

*Sulfonação: Corresponde à substituição de um ou mais átomos de hidrogênio de um alcano por um ou mais grupos sulfônicos (-SO3H). Neste caso, só é possível que o alcano reaja como ácido sulfúrico se ele tiver mais de 6 carbonos:

Reação de sulfonação com a formação de uma mistura de compostos
Reação de sulfonação com a formação de uma mistura de compostos.

O combustível usado em automodelos é o nitrometano, obtido por meio de uma reação de substituição
O combustível usado em automodelos é o nitrometano, obtido por meio de uma reação de substituição
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados