Reatividade na Tabela Periódica

O estudo da Reatividade na Tabela Periódica envolve os conceitos de eletronegatividade e eletropositividade.
O estudo da reatividade pode ajudar a prever se uma reação ocorrerá ou não

A reatividade está relacionada com a avaliação que fazemos sobre a ocorrência ou não de uma reação entre substâncias. Será que ocorrerá, por exemplo, uma reação química entre os reagentes sódio e cloreto de prata?

Na + AgCl → ?

Para saber se a reação ocorrerá ou não, basta simplesmente analisar a reatividade entre esses elementos na Tabela Periódica. Para isso, é importante saber que essa análise passa por duas etapas:

• estudo da reatividade dos metais;
  • estudo da reatividade dos ametais.

OBS.: A reatividade é uma propriedade periódica não avaliada para os gases nobres (família VIIIA). Na imagem disposta logo mais a seguir, esses elementos estão descatados de verde.

a) Reatividade dos metais

OBS.: Os elementos metais estão localizados mais ao centro e à esquerda da Tabela (destacados de preto na imagem disposta logo mais a seguir).

Para saber se um metal é mais reativo que outro, é importante relembrar o conceito de eletropositividade, isto é, a capacidade que um átomo tem de ceder elétrons para outro átomo durante uma ligação.

Dessa forma, se um metal é mais eletropositivo que outro, ele tem maior tendência de perder elétrons em uma ligação e, por isso, tende a ser mais reativo. Como a eletropositividade segue o padrão de aumento do raio atômico, para avaliar a reatividade dos metais na Tabela Periódica, vamos seguir o mesmo princípio, ou seja:

• na família, a reatividade aumenta de cima para baixo (seta amarela vertical);
  • no período, a reatividade aumenta da direita para a esquerda (seta amarela horizontal).

b) Reatividade dos ametais

OBS.: Os ametais estão localizados à direita da Tabela periódica (destacados em vermelho na imagem acima).

Para avaliar a reatividade dos ametais, sempre utilizamos como padrão a eletronegatividade, que é a capacidade que um átomo possui de atrair os elétrons de outro átomo presente na ligação. Assim, para saber se um ametal é mais reativo que outro, basta seguir os padrões estabelecidos para a eletronegatividade, ou seja:

• na família, a reatividade aumenta de baixo para cima (seta amarela vertical);
  • no período, a reatividade aumenta da esquerda para a direita (seta amarela horizontal);

Com essa explicação, temos agora condição de avaliar se a reação química entre o Na e o AgCl acontecerá. Como o Na é um metal, ele terá sua reatividade comparada com o Ag, que também é um metal. Como o Ag está localizado mais ao centro da Tabela e o Na está mais à esquerda, o Na é mais reativo do que o Ag. Assim sendo, a reação acontecerá.

Na + AgCl → Ag + NaCl