Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Sal por toda parte

Sal por toda parte

Engana quem pensa que sal é só aquele encontrado em nossa cozinha (cloreto de sódio-NaCl). Existe uma infinidade de sais, de forma artificial ou livres na natureza, prontos para serem utilizados nas mais variadas aplicações. Vejamos os sais mais conhecidos:

Carbonato ácido de sódio (NaHCO3): mais conhecido como Bicarbonato de sódio, um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Aplicação: em efervescentes que combatem a acidez estomacal, fermento para bolos e extintores de incêndio.

Carbonato de sódio (Na2CO3): conhecido popularmente como soda cáustica, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel. É utilizado nas estações de tratamento de água (ETA’s) e em piscinas como neutralizante da acidez da água.

Nitrato de potássio (KNO3) e Nitrato de sódio (NaNO3): esse último também é conhecido como salitre-do-chile – ambos são empregados como conservantes dos embutidos de carne (presunto, salame, mortadela, rosbife).

Carbonato de cálcio (CaCO3): sal sólido branco insolúvel em água, retirado do calcário, da calcita ou do mármore. É encontrado também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. É aplicado na fabricação do cimento, vidro, cal virgem, etc. Esse sal tem uma importante aplicação na agricultura, é usado para correção da acidez do solo.

Fluoreto de sódio (NaF2): sal que auxilia na formação do esmalte dental, aumentando a resistência à cáries. Em razão dessa função, é aplicado em pastas de dente e enxaguatórios bucais.

Sulfito de sódio (Na2SO3): sal sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar e no processo de clareamento do papel sulfite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Aplicação dos sais inorgânicos

Sais de banho
Sais de banho
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados