Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Se não existisse sol

Se não existisse sol

Se por algum momento já se fez essa pergunta, está na hora de refletir: e se o sol sumisse? O homem poderia providenciar lâmpadas para iluminar o dia, aquecedores para não deixar ninguém com frio, mas com certeza não se lembraria de dar assistência a mais humilde plantinha.

Só por aí já se vê o quanto o sol é importante, ele nasce para todos, para o pobre, o rico, árvores, animais e até para a vegetação escondida atrás de uma pedra. Todo mundo usufrui dessa fonte natural de energia, mas nem todos sabem por que ela é tão essencial.

O sol gera energia através da fusão nuclear do Hidrogênio, ele combina átomos de Hidrogênio para criar Hélio e emitir energia na forma de luz e calor. Para o reino vegetal, atua no processo de fotossíntese, e sem ele nossa alimentação estaria comprometida, já que é através da luz solar que as plantas desenvolvem seus frutos.

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol. Seria como um pôr do sol, quando a temperatura cai lentamente.

Mas estudiosos no assunto defendem uma assustadora previsão de que o sol vá morrer daqui há 6,5 bilhões de anos, aproximadamente. De forma lenta e discreta, nosso astro supostamente irá se transformar em uma estrela sem energia e a vida na Terra ficará extinta, com certeza não vale a pena esperar para ver.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por que a energia solar é essencial?
Por que a energia solar é essencial?
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados