Segurança em laboratório

Um laboratório é um ambiente de trabalho que requer alguns cuidados, a começar pelo uniforme, ele tem a função de proteger o profissional, neste caso o químico, de eventuais acidentes.

Proteção pessoal

Os equipamentos listados abaixo são de uso em laboratório:

O avental precisa ser de tecido não inflamável, como algodão. Ele protege o corpo do contato com ácidos corrosivos.

Óculos de segurança evitam que respingos de ácidos atinjam os olhos.

As luvas (de borracha ou de tecido resistente) protegem as mãos de objetos quentes e nocivos à pele.

Símbolos em frascos de reagentes

Os reagentes são produtos potencialmente perigosos, é preciso então ficar atento para os avisos de segurança presentes nos frascos, veja abaixo alguns deles:

Líquido corrosivo: identifica que o conteúdo do frasco é de ácidos fortes, como por exemplo, ácido sulfúrico, este em contato com a pele causa sérias queimaduras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Produto inflamável: o reagente que contém este símbolo é inflamável, não exponha perto de chamas ou de lugares abafados.

Símbolo da radioatividade: se visualizar este símbolo em um frasco tome muito cuidado, ele identifica os produtos químicos radioativos.

Risco biológico: aviso que indica o produto como sendo prejudicial ao meio ambiente. Não jogue reagentes químicos pelo ralo da pia, existem nos laboratórios recipientes apropriados para a coleta.

Substância tóxica: símbolo indicativo de produto venenoso que pode causar a morte se for inalado ou ingerido.

Kit de primeiros socorros

Todo laboratório precisa contar com material de emergência como medicamentos, manta apaga-fogo, produto lava-olhos, entre outros. E não podemos esquecer os extintores de incêndio, eles são indispensáveis em caso de acidentes com fogo.

Publicado por: Líria Alves de Souza
Luvas e óculos de segurança.
Luvas e óculos de segurança.

Assuntos Relacionados