Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Síntese e análise

Síntese e análise

O processo de síntese e análise é fundamental para a evolução da química orgânica.

Qual a diferença entre síntese e análise?
Qual a diferença entre síntese e análise?

O binômio síntese e análise é fundamental para a evolução da Química Orgânica. Para melhor entender essas funções, tomemos, por exemplo, a produção de Acetona: o removedor de esmalte para unhas.

Para que esta substância seja vendida em farmácias de forma segura, é preciso que passe previamente por diversos processos, entre eles, a síntese e a análise.

1° passo → Síntese: é preciso escolher um método para a obtenção do composto. As cetonas são obtidas através da oxidação de álcoois secundários (o oxigênio se ligará ao hidrogênio do carbono secundário, o que é muito instável), que formará então a cetona + água. Esse procedimento é o que se entende por síntese em laboratório, veja a equação do processo:



A síntese do álcool comum é a reação que permite produzir cetonas. O método escolhido se torna eficaz por ser simples, econômico, com bom rendimento e com alto grau de pureza.
Após a escolha do método, é preciso então partir para o segundo passo, a análise.

2° passo → Análise: De que maneira os átomos estão arrumados no interior da molécula considerada? A análise permite saber que a molécula de Cetona é formada por átomos de C (carbono), H (hidrogênio) e O (oxigênio), ligados na proporção (H3C — CH2 — CO — CH3).

A Acetona (Propanona ou Dimetilcetona) é a forma mais simples dessa classe de compostos. Possui fórmula molecular (H3C — CO — CH3) e estrutural:


Esse composto é empregado na extração de óleos e gorduras de sementes.

Dessa forma, podemos concluir que:

Síntese é o processo que permite produzir uma determinada substância partindo-se, em geral, de substâncias mais simples.

Análise é o processo que permite determinar a estrutura da molécula de uma dada substância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Análise química

Assuntos Relacionados