Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Solução Água Régia

Solução Água Régia

A água régia é uma mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado numa proporção de 3:1, é um líquido altamente corrosivo de coloração amarela.

A água régia foi muito empregada por alquimistas na Antigüidade e, ainda hoje, é utilizada em diversos procedimentos analíticos, devido sua capacidade de dissolver praticamente quase todos os metais. Além disso, é uma mistura de fácil obtenção, sendo empregada em processos industriais e laboratoriais, para solubilização de amostras ou na extração de metais de uma mistura, o que permite uma posterior análise química e determinação de seus teores.

A Solução Água Régia possui uma propriedade que a tornou muito conhecida: a de extrair ouro. No Brasil do século XIX, o uso do mercúrio era limitado em função da sua falta ou do seu alto custo, procurando-se então formas alternativas de purificar o ouro encontrado.

Processo de separação:

- Nenhum dos ácidos constituintes da água régia pode atacar o ouro isoladamente, cada ácido executa uma tarefa diferente;

- O ácido nítrico é um potente oxidante, que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro;

- O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos, que reagem com os íons de ouro, separando assim esse metal.
Metal ouro antes de ser extraído.
Metal ouro antes de ser extraído.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados