Soluções

As soluções químicas verdadeiras são misturas homogêneas, formadas por um soluto totalmente dissolvido em um solvente, que geralmente é a água.

Em Química, uma solução é toda mistura de duas ou mais substâncias que seja homogênea, isto é, que tenha apenas uma fase. Isso acontece mesmo ao se olhar em um microscópio, pois as suas partículas dispersas têm o diâmetro menor que 1 nm (10-9 m).

As soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Por exemplo, as ligas metálicas são soluções sólidas formadas pela fusão e mistura de dois ou mais metais; a água com o açúcar e o álcool com a água são soluções líquidas, e o ar é uma solução gasosa formada por vários gases.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos laboratórios químicos, costuma-se trabalhar muito com soluções aquosas, que são formadas geralmente por algum sólido dissolvido em água. Nesta seção você entenderá como preparar essas soluções químicas, como determinar os diversos tipos de concentração, como são feitas as suas análises em laboratório, aspectos que afetam a solubilidade dos materiais e outros aspectos relacionados. Portanto, os textos a seguir abordam tanto aspectos qualitativos quanto, principalmente, os aspectos quantitativos da Química, usando grandezas como massa, volume e quantidade de matéria.

As soluções químicas usadas em laboratório normalmente são formadas por um sólido dissolvido em um líquido
As soluções químicas usadas em laboratório normalmente são formadas por um sólido dissolvido em um líquido
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos de "Soluções"