Substâncias Naturais Orgânicas

As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas.
As substâncias naturais orgânicas estão presentes dentro de nós e em praticamente tudo ao nosso redor

As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono. Atualmente, são conhecidos mais de 19 milhões de compostos orgânicos e por isso existe um ramo da Química destinado apenas para o estudo desses compostos, a Química Orgânica.

Antigamente se pensava que todas as substâncias orgânicas eram naturais, ou seja, que só podiam ser produzidas dentro dos organismos vivos, como os vegetais e os animais. A ureia (CO(NH2)2(s)), por exemplo, é um composto orgânico produzido no fígado dos animais e dos humanos, sendo posteriormente filtrada pelos rins e eliminada na urina e no suor.

Assim, acreditava-se que esse composto orgânico nunca poderia ser sintetizado. Mas isso mudou em 1828, quando o cientista Friedrich Wöhler (1800-1882), através de um experimento, reagiu dois compostos inorgânicos, o cianeto de prata (AgCN(s)) e o cloreto de  amônio (NH4Cl(s)), originando a ureia.

Friedrich Wöhler (1800-1882) demonstrou que substâncias orgânicas naturais podem ser sintetizadas em laboraório

Desse modo, ficou comprovado que existem substâncias orgânicas que podem ser sim sintetizadas em laboratório. Por exemplo, o polietileno, o teflon e a fórmica são compostos orgânicos que formam polímeros sintéticos (plásticos), mas não são substâncias naturais orgânicas, pois são produzidos em laboratório e não são biodegradáveis (não são degradados pelos micro-organismos).

As substâncias naturais orgânicas são, então, aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), sendo denominadas de biomoléculas.

Essas substâncias estão presentes em uma diversidade muito grande de lugares e seria impossível enumerarmos todas aqui. Os compostos orgânicos naturais estão presentes em todos os alimentos que ingerimos, nos combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, além do próprio corpo humano, que é formado por mais de 60% em massa de compostos orgânicos.

Mas vamos falar um pouco sobre o que chamamos de polímeros naturais, isto é, macromoléculas orgânicas naturais muito importantes para a manutenção da vida. Veja alguns exemplos:

* Carboidratos: a glicose é um exemplo de carboidrato (ou hidrato de carbono) que se liga para formar celulose e amido , que são polímeros de condensação naturais.

A glicose é uma substância orgânica natural produzida pelos vegetais por meio da reação de fotossíntese mostrada a seguir:

6 CO2(g) + 6 H2O(l) + luz solar → C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

gás carbônico + água + luz solar → glicose + gás oxigênio

O interessante é que os vegetais produzem substâncias naturais orgânicas a partir de substâncias naturais inorgânicas (água e gás carbônico).

A celulose formada a partir da glicose constitui a parede celular de praticamente todas as plantas. Nós ingerimos a celulose principalmente através de folhas verdes, o que estimula a salivação, a produção de suco gástrico e regulariza o funcionamento de nosso intestino.

A glicose também pode ser armazenada na forma de amido em diferentes órgãos vegetais, estando presente nos grãos das sementes (cereais), tais como arroz, milho, aveia, trigo, cevada e centeio, e nas raízes das plantas, como batata e mandioca.

O amido e a celulose são exemplos de carboidratos que são polímeros naturais

O açúcar comum (sacarose), que também é um exemplo de carboidrato, é uma substância orgânica natural encontrada em diversas plantas, principalmente na beterraba e na cana-de-açúcar.

A sacarose é o açúcar comum, um composto orgânico natural

* Lipídios: Os mais importantes são os óleos (de palma, algodão, oliva, soja, abacate, amendoim, milho etc.) e as gorduras vegetais e animais (manteiga de leite, banha suína, sebo de vaca etc.) que são produzidos a partir de ácidos graxos e glicerol (glicerina), sendo que estes também são substâncias naturais orgânicas.

Os óleos e as gorduras são lipídios

Os esteroides naturais são uma classe especial de lipídios. Um exemplo é o colesterol que está presente principalmente no ovo, carnes vermelhas, nata e manteiga. Ele pode ser sintetizado por todas as células do corpo humano, mas principalmente pelo fígado e intestino. Ele participa da formação dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estradiol) – que também são esteroides naturais –, da síntese da membrana celular e da produção de vitamina D.

O colesterol é um esteroide natural encontrado nos ovos e no bacon

* Proteínas: São formadas pela união de moléculas de aminoácidos e estão presentes em leguminosas, como feijão, lentilha e soja, laticínios, peixes, ovos e carnes.

Fontes de proteínas na alimentação

No organismo humano as proteínas são usadas para a formação de tecidos e músculos, estão presentes no cabelo e na pele, além de funcionarem como catalisadores de reações do organismo (enzimas) e reguladoras do metabolismo (hormônios).

Existem inúmeros aminoácidos na natureza, mas apenas vinte estão presentes nas proteínas. O nosso organismo sintetiza alguns deles, mas nove desses aminoácidos nós não produzimos e, por isso, eles são chamados de aminoácidos essenciais, que são: fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina.