Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Substâncias químicas em foco

Substâncias químicas em foco

Talvez não seja de seu conhecimento a vasta utilização dos compostos químicos em nosso cotidiano, então acompanhe a lista de algumas substâncias que fazem parte de nossa vida:

Vamos começar pelos óxidos:

Hidróxido de sódio
(NaOH): é preciso tomar cuidado com este composto, pois é altamente corrosivo, você já ouviu falar em soda cáustica? Este é o nome popular do NaOH, que é usado para fabricar detergente e sabão.

Hidróxido de magnésio (MgOH2): o laxante e antiácido leite de magnésia é obtido a partir deste óxido.

Óxido de cálcio (CaO): mais conhecido como cal viva, este composto é usado nas construções civis e também na agricultura. O CaO possui a propriedade de absorver a umidade.

Sulfato de Bário (BaSO4): empregado como contraste para raios X do estômago e do intestino.

Sacarose (C12H22O11): é nosso popular açúcar, esta substância pode ser obtida da cana ou da beterraba e é usada para adoçar alimentos.

Monóxido de carbono (CO): gás tóxico proveniente da combustão incompleta da gasolina, a conseqüência que traz para o organismo é em relação à atividade respiratória (falta de ar), este gás bloqueia o transporte de oxigênio no sangue.

Dióxido de carbono (CO2): é produto de reações de combustão e possui uma finalidade para as plantas: auxiliar no processo de fotossíntese.

Etanol (C2H5OH): é também conhecido como álcool etílico; além de ser usado como combustível é um poderoso anti-séptico usado para a desinfecção de ambientes hospitalares.


Estrutura molecular do etanol.

Como se vê, alguns compostos existem para o nosso bem e outros só trazem malefícios. É por estes e outros motivos que o conhecimento químico se faz importante, sabendo usá-la, essa Ciência pode trazer inúmeras contribuições para o nosso bem estar.
Açúcar: composta por sacarose.
Açúcar: composta por sacarose.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados