Termômetro

O aparelho Termômetro é usado para determinar os valores de temperatura. Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade.

O elemento mercúrio é o único metal líquido em baixas temperaturas, é líquido no intervalo de temperatura de -38.9° C a 356.7° C. Como todo líquido, o mercúrio expande na medida em que ele é aquecido, sendo assim, ele se move ao longo do tubo do termômetro determinando a temperatura. A sua taxa de expansão é calibrada na escala de vidro, a expansão é linear e pode ser calibrada com precisão.

A graduação do tubo permite visualizar a variação da temperatura, essa graduação é denominada escala termométrica do aparelho. A escala de graduação mais usada é a escala Celsius. Para elaborar esta escala foi preciso dois pontos de referência: a ebulição da água e seu congelamento ao nível do mar, que corresponde a 100°C e 0° C, respectivamente. A escala Kelvin é recomendada pelo Sistema Internacional e conhecida como escala absoluta, mas não é muito usada em trabalhos científicos.
Escala Celsius
Escala Celsius
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados