Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Troposfera e estratosfera em camadas poluídas

Troposfera e estratosfera em camadas poluídas

A troposfera e estratosfera fazem parte das diversas camadas que compõem a atmosfera terrestre, são aquelas que se encontram mais próximas à superfície da Terra.

A troposfera é o local onde ocorrem as interações climáticas com o planeta. Esta camada é a mais afetada pelo homem em virtude da proximidade com a Terra, onde os principais poluentes são derivados de automóveis e indústrias. Neste caso, as consequências para o homem vêm na forma de chuvas ácidas e nevoeiros fotoquímicos.

Já a estratosfera, por localizar-se mais distante da superfície, sente menos os efeitos poluentes. As partículas de impurezas mais pesadas não conseguem alcançar altitudes elevadas em decorrência da gravidade, e apenas as de menor peso, atingem esta camada. É na estratosfera que se localiza a camada protetora do planeta, a famosa camada de ozônio.

Mas não pense que a estratosfera está totalmente livre dos impactos ambientais, pois os gases leves, provindos da Terra, alcançam esta altitude causando sérios danos. A destruição da camada de ozônio é uma resposta sobre como a poluição atinge não somente o ar que respiramos aqui em baixo, uma vez que, vai muito além, onde nossos olhos nem alcançam. Diante de tal problemática, nosso corpo é que sofre as consequências.
Localização da troposfera e estratosfera.
Localização da troposfera e estratosfera.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados