Whatsapp icon Whatsapp

Uso da radiação na indústria de alimentos

O uso da radiação na indústria de alimentos é uma prática cada vez mais frequente, já que é uma forma eficaz de aumentar o tempo de vida útil dos alimentos.
Símbolo obrigatório que indica se o alimento foi tratado com radiação
Símbolo obrigatório que indica se o alimento foi tratado com radiação

O uso da radiação na indústria de alimentos consiste em submeter o produto (embalado ou não) a uma dose de radiação oriunda de uma fonte radioativa ionizante, como os isótopos radioativos cobalto-60 (Co60) e césio-137 (Cs137), ou de um equipamento capaz de produzir tal energia.

A utilização da radiação na indústria alimentícia é proposta principalmente no que tange à desinfecção (eliminação de micro-organismos) dos materiais e sempre é realizada de forma controlada para evitar que o consumidor seja prejudicado.

Os alimentos que mais são submetidos à radiação são as frutas, os vegetais, os cereais e os derivados de animais (carnes de aves, peixes e bovinos).

No ano de 1993, a Associação Médica Americana aprovou o uso da radiação na eliminação dos micro-organismos presentes em alimentos industriais, diminuindo a incidência de doenças provadas pela ingestão de alimentos contaminados.

Aplicações da radiação na indústria alimentícia

A radiação é empregada na indústria alimentícia com os seguintes objetivos:

  • Melhorar a saúde pública (a radiação diminui a reprodução de micro-organismos nos alimentos e, portanto, diminui a quantidade de pessoas que adquirem doenças provocadas por eles);

  • Aumento do comércio internacional (como a radiação prolonga a vida útil do alimento, ele pode ser enviado para lugares distantes);

  • Minimizar a perda de alimentos (como a radiação prolonga a vida útil do alimento, o desperdício é menor);

  • Inibe a capacidade de germinação do alimento, como é o caso da batata.

Tipos de radiações utilizadas na indústria alimentícia

Fontes de radiação utilizadas na indústria alimentícia

a) Radiação a partir de isótopos

Os dois isótopos mais utilizados como fonte de radiação na indústria de alimentos são o cobalo-60 e o césio-137. O tipo de radiação mais utilizado é a gama em virtude de sua capacidade de penetração e ionização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os radioisótopos são mais vantajosos do que as fontes de radiação alternativas porque são uma fonte permanente, de alta eficiência e fácil reabastecimento.

b) Radiação por equipamentos

Existem equipamentos, desenvolvidos por cientistas, capazes de emitir formas de radiação ionizante, desde que esses equipamentos sejam capazes de produzir raios X ou um feixe de elétrons.

A utilização desse método é bastante complexa, já que o equipamento é sofisticado e caro e precisa de um sistema de resfriamento para funcionar. Todavia, apresenta a vantagem de poder ser ligado e desligado de acordo com a necessidade.

Formas de irradiar os alimentos na indústria

O sucesso da utilização da radiação na indústria de alimentos é alcançado quando doses controladas de radiação são utilizadas. Existem três métodos que podem ser utilizados:

  • Radurização: é o método em que são aplicadas pequenas doses de radiação no alimento para reduzir a velocidade de amadurecimento de frutas e não permitir o brotamento, entre outras razões;

  • Radiopasteurização ou radiciação: é o método em que se utiliza uma quantidade de radiação maior que a utilizada na radurização e menor do que a utilizada na radapertização. O principal objetivo do método é eliminar micro-organismos na superfície do alimento.

Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos

  • Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;

  • Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;

  • Alguns materiais das embalagens submetidas à ação da radiação podem sofrer degradação e contaminar o produto;

  • A radiação somente atingirá o material de forma homogênea de acordo com o formato da embalagem do produto;

  • Diminuir ou eliminar uma infestação de insetos

  • Alimentos com alto teor de gordura não podem ser irradiados porque podem passar pelo processo de rancificação (transformação em outro material).

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Aplicação da Radioatividade na Medicina
Neste texto são abordadas as principais aplicações da radioatividade na medicina, principalmente quanto à inserção de radioisótopos no organismo.
Efeitos da radiação no corpo humano
Saiba sobre as consequências do contato com a radiação.
Elementos radioativos
Clique aqui e conheça quais são os elementos radioativos e aprenda algumas de suas utilizações e o porquê dessa denominação.
Emissão gama
A maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.
video icon
Escrito"A origem da língua portuguesa" sobre uma representação de vários aspectos relacionados à origem da língua portuguesa.
Português
A origem da língua portuguesa
O português é falado por mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. É o oitavo idioma mais falado do mundo, e está presente em 4 continentes. Mas você já se perguntou como surge uma língua? De onde surgiu a língua portuguesa? Por que falamos português?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.