Vidro

O vidro é um material inorgânico, cujo elemento básico é a sílica encontrada em abundância na areia, que se une a óxidos fundentes, estabilizantes e substâncias corantes para formar o silicato.

O vidro se forma pelo supercongelamento de um líquido, esse fenômeno ocorre quando a temperatura ultrapassa o ponto de congelamento antes que a solidificação tenha início. Quando um líquido chega a esse ponto, sua viscosidade torna-se muito alta e ele se torna semelhante a um sólido, com maior dureza, rigidez e forma constante.

Antes de ser produzido artesanalmente o vidro já existia na natureza, ele é formado pela junção de elementos comuns da crosta terrestre. Os vidros podem se classificar de acordo com sua origem:

Vidro natural: também denominado de rocha vítrea, é formado a partir de rochas vulcânicas. Um exemplo é a obsidiana, encontrada em antigas regiões vulcânicas da Hungria e do México, relatos pré-históricos indicam que essa rocha já era usada desde o ano 8000 a.C., em armas rudimentares e amuletos.

Vidro Sintético: alguns acreditam que foi descoberto através de fogueiras à beira mar. O calor gerado pelo fogo transformou a sílica presente na areia da praia e outros componentes em vidro. Essa descoberta tem data estimada em 4000 a.C., essa datação se baseou em objetos de vidro encontrados em antigos túmulos egípcios.

Em sua fabricação atual, o vidro é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material. A composição do vidro é muito variada, pequenas alterações são feitas para proporcionar propriedades específicas e individuais, tais como índice de refração, cor e viscosidade.

O vidro é composto de 96 % de sílica, mas existem variados tipos de vidros que apesar de serem originados da mesma base (sílica), possuem composições diferentes como: vidro sódio-cálcico, vidro boro-silicato, cristal (contém óxidos).

Os vidros usados em embalagens (frascos, garrafas) e em vidros de carro é o vidro sódio-cálcico, já o vidro do tipo cristal contém 24 a 32 % de óxido de chumbo e é usado para fabricar taças, copos e peças artesanais.

O vidro boro-silicato é aplicado em utensílios domésticos (panelas), possui a característica de resistir ao choque térmico, além de possuir uma beleza atrativa.
Taças de vidro cristal.
Taças de vidro cristal.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados