Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Xampus que não ardem nos olhos

Xampus que não ardem nos olhos

Até a Segunda Guerra Mundial, o componente principal dos xampus era o sabão. Porém, isso mudou: os dois componentes principais dos xampus atuais são os detergentes e as amidas. Os detergentes servem para retirar a gordura e a sujeira; e as amidas servem para repor a oleosidade, pois os detergentes causam ressecamento aos fios do cabelo.

Não pense que o detergente citado é o mesmo usado para lavar vasilhas. Na realidade, a denominação “detergente” é dada às substâncias constituídas por longas cadeias apolares com um grupo funcional polar em uma das extremidades. Se esse grupo possuir carga positiva, dizemos que o detergente é catiônico; já se a carga for negativa, ele será aniônico. A maioria dos xampus contém detergente aniônico, pois ele produz maior quantidade de espuma. Um detergente aniônico muito usado é o lauril sulfato de sódio [H3C[CH2]11OSO3]-[Na]+, cuja estrutura é mostrada a seguir:

Lauril sulfato de sódio

Esses detergentes são também chamados de agentes tensoativos ou surfactantes (do inglês surface active agents = surfacts). Esses surfactantes têm a função de detergência, ou seja, de limpar especialmente sujeira de óleo ou graxa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, os sabões são um subgrupo dos detergentes, sendo que todo sabão é um detergente, mas nem todo detergente é um sabão. Os detergentes estão presentes também em sabões em pó, sabonetes e no creme dental.

Os xampus que não ardem os olhos possuem em sua composição um detergente diferente, o detergente anfotérico, que apresenta uma parte catiônica e uma parte aniônica, conforme mostrado a seguir:

Estrutura do detergente anfotérico, que não arde nos olhos

Em meio ácido, as partes desse detergente capturam o íon H+ e, em soluções básicas, liberam um dos hidrogênios (H) ligados ao nitrogênio. Essas estruturas são menos irritantes para os olhos, porque elas mantêm o pH próximo ao pH da lágrima.

Os xampus que não ardem nos olhos são especialmente importantes no banho de crianças
Os xampus que não ardem nos olhos são especialmente importantes no banho de crianças
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados