Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Redação em concursos e vestibulares
  4. A redação requer uma boa revisão

A redação requer uma boa revisão

A revisão do texto implica na boa qualidade do mesmo
A revisão do texto implica na boa qualidade do mesmo

A escrita é uma forma de demonstrarmos nossa competência linguística, nosso conhecimento de mundo e nossa capacidade de argumentação.

Porém, sentimo-nos atordoados quando somos incumbidos a produzir um texto. Tal dificuldade poderá aos poucos ser sanada. Mas de que forma isso de dá?

O requisito primordial é sempre termos em mente que nunca falamos ou escrevemos sobre aquilo que não temos conhecimento. Para que esta “competência” seja cada vez mais aguçada, é preciso que estejamos sempre munidos de informações sobre os acontecimentos sociais de uma forma geral.

Aliado a isto, é de extrema importância que desfrutemos do nosso conhecimento sobre as técnicas específicas de uma composição textual, sobre a predominância de uma linguagem formal, isenta de certos coloquialismos que empobrecem o teor da linguagem, e, sobretudo, que saibamos aplicar a nossa intencionalidade discursiva, pois cada texto tem sua finalidade específica.

Ler bons livros, revistas informativas, científicas, ler e assistir a jornais televisivos são formas de ampliarmos os nossos conhecimentos e, consequentemente, desenvolvermos nossa capacidade de argumentação.


Quando se trata da escrita em si, é sempre bom fazermos um rascunho prévio acerca das ideias que serão expostas, a fim de que possamos evitar “possíveis” falhas quanto à estrutura textual, pois o objetivo é que a mesma se apresente de forma plausível.

Um aparato bastante eficaz é ter o dicionário como companheiro inseparável, pois ele não somente nos auxilia com a questão do sentido denotativo das palavras, mas também com a relação de sinonímia e com o uso da grafia correta.

Sempre quando estamos redigindo, as ideias vão fluindo naturalmente, e às vezes não as articulamos da maneira como deveria, fazendo-se necessária uma substituição, uma supressão ou até mesmo um acréscimo.

Por isso, a importância de fazermos uma releitura do texto, uma vez que a escrita é um ato minucioso e requer muita habilidade por parte de quem a pratica. É como se moldássemos uma obra de arte, e a cada retoque renascesse algo mais perfeito e mais criativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados