Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Redação em concursos e vestibulares
  4. Bloqueios no momento da escrita

Bloqueios no momento da escrita

Alguns bloqueios no momento da escrita são recorrentes, mas com a aquisição de determinadas habilidades a situação pode ser revertida
Alguns bloqueios no momento da escrita são recorrentes, mas com a aquisição de determinadas habilidades a situação pode ser revertida

Bloqueios no momento da escrita... Por certo não estamos nos referindo a nenhum fato inusitado, não é verdade? Pois bem, você se sente apreensivo (a) quando se propõe ao exercício da escrita, como se as ideias lhe escapassem? Se sim, saiba que boa parte das pessoas já passou pela mesma situação.

Contudo, não podemos fazer desse um problema, pois, na medida em que passamos a encará-lo com naturalidade, tudo parece se tornar um pouco mais simples. Mas não se esqueça de que as habilidades que requerem a modalidade escrita da linguagem são conquistadas paulatinamente – assim, a prática se torna fator decisivo para quem deseja aprimorá-las. Nesse sentido, o artigo que aqui se apresenta tem por finalidade ressaltar algumas abordagens pertinentes ao fato em questão, bem como sugerir a você algumas tomadas de atitude que porventura facilitarão seu desempenho. Dessa forma, atentemo-nos a algumas delas:   

- Para que as ideias possam ser transpostas ao papel, faz-se necessário, antes de tudo, que elas estejam devidamente organizadas. Nesse sentido, um rascunho atua como subsídio de primeira ordem, no sentido de não deixar nada “passar em branco”. Por isso, tenha-o sempre em mãos, pois à medida que as ideias forem surgindo, você poderá anotá-las, produzindo, assim, uma espécie de esquema. Depois é só aplicar seus conhecimentos acerca dos pressupostos gramaticais, bem como acerca dos elementos relacionados à textualidade e partir para a construção de seu texto;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- A tendência ao perfeccionismo muitas vezes atua como uma barreira, pois o emissor pode ter a concepção de que palavras eruditas são bem-vindas e necessárias ao discurso (embora, muitas vezes, nem mesmo ele tenha conhecimento do seu significado). Daí a importância de se ater a um vocabulário simples, de fácil entendimento por parte do interlocutor, pois clareza precisa estar acima de qualquer expectativa. Mas lembre-se de que mesmo dispondo de tal recurso, o discurso precisa estar em consonância com o padrão formal da linguagem, sempre.      

- Tendo em vista que a aquisição de determinadas habilidades representa fator preponderante, a conquista delas é você quem faz. Dessa forma, determine os melhores passos para tal, ou seja, escolha um momento para realizar leituras; e, se o assunto é a informação, procure a melhor forma e o momento mais adequado para assistir aos noticiários.

- Para exercer a prática, torna-se essencial que você opte por fazê-la em um local iluminado, se possível rodeado de boas fontes bibliográficas, pois você pode precisar delas. Enfim, escolha um local que realmente lhe dê condições para realizar a escrita com prazer.

Assuntos Relacionados