Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Gêneros textuais
  4. Campanha comunitária

Campanha comunitária

À medida que passamos a conhecer um pouco mais acerca dos gêneros textuais, definidos por aquelas situações de comunicação em que estamos inseridos cotidianamente, constatamos de forma veemente sobre a aplicabilidades desses, seja em uma dada circunstância, seja em outra. Assim, tornando aplicável também essa afirmação, tomemos como exemplo uma situação bem simples, corriqueira.

Suponhamos que em um bairro exista índices alarmantes de alguma doença epidemiológica, como a Dengue. Dessa forma, faz-se necessária e urgente uma conscientização por parte das pessoas, no sentido de amenizar a situação e contribuir para que tais estatísticas não se intensifiquem ainda mais. Diante disso, surge um gênero que, por sua vez, encaixa-se naqueles tantos outros cuja finalidade é a de persuadir, convencer alguém a tomar uma atitude acerca de um determinado assunto, representado aqui pela campanha comunitária.

Nesse sentido, ao nos situarmos diante de tal finalidade, não basta somente estarmos conscientes de que esse gênero existe e se concebe como recorrente. Enquanto usuários da língua, temos de dispor também daqueles conhecimentos relacionados às questões linguísticas que demarcam o gênero em questão.  Dessa forma, além da intenção, do objetivo demarcado pelo discurso, existem outras características, como é o caso dos verbos, os quais, por sua vez, têm de estar expressos no modo imperativo, como é o caso de “seja”, “participe”, “colabore”, entre outros exemplos.  Quanto à linguagem empregada, essa deve estar em consonância com o contexto comunicativo, ou seja, caracterizando-se de forma que realmente a finalidade se cumpra. Nesse sentido, torna-se relevante o uso de letras garrafais, grandes, que realmente se tornem vistas com facilidade. Seguindo essa linha de raciocínio, o uso de recursos linguísticos, sobretudo a linguagem figurada, também se torna pertinente, pois torna a mensagem ainda mais significativa, atraente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cumpre afirmar também que além do folheto, geralmente usado para divulgação da campanha comunitária, outros gêneros, tais como o cartaz e o texto publicitário, comportam tal situação comunicativa.

A finalidade da campanha comunitária é a de persuadir acerca de um determinado comportamento
A finalidade da campanha comunitária é a de persuadir acerca de um determinado comportamento
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assuntos Relacionados