Carta de leitor

A carta de leitor é um gênero textual argumentativo presente em diversos meios de comunicação.

Como você já deve ter tido contato com revistas, jornais, sites, etc., certamente notou que a maioria desses meios de comunicação possui uma seção destinada à expressão das opiniões de seus leitores, não é mesmo? Os editores utilizam esse espaço para estabelecer um diálogo com o público ao qual destina suas produções e, entre outras coisas, avaliar a qualidade do próprio trabalho. No entanto, para que o leitor se adeque ao meio formal de comunicação, é necessário conhecer a estrutura da Carta de leitor. Para tanto, observe um exemplo desse tipo de texto:
 

Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.

Caro editor,

 

gostaria de parabenizar os responsáveis pela reportagem sobre a região Centro Oeste, especialmente o destaque feito a Goiânia, capital onde nasci e vivo até hoje. Os aspectos sociais e culturais presentes na cidade foram brilhantemente descritos no texto e muito bem representados por meio das imagens que representam tão bem o nosso povo.

 

Atenciosamente,

J.S.


É possível notar que, nesse caso, o leitor vê-se representado na reportagem realizada pelo meio de comunicação e identifica-se diretamente com as informações passadas pelo texto. Por essa razão, ele parabeniza a equipe responsável e expressa sua opinião de contentamento. Todavia, existem cartas desse tipo que também podem expressar uma opinião contrária a que está sendo defendida pelo meio de comunicação. Veja:
 

Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caro editor,

 

impressionante como foi infeliz a abordagem feita na reportagem da edição anterior sobre o estado de Goiás, especialmente sobre a capital, Goiânia. O texto mostra a completa falta de conhecimento dos autores, que expressam opiniões estereotipadas sobre o povo que aqui habita. Lamentável que um texto de péssima qualidade tenha sido publicado em uma revista como esta.

 

Atenciosamente,

J.S.


Dessa forma, observamos que esse gênero textual possui um aspecto argumentativo, pois tem como objetivo expressar opiniões que confrontam ou confirmam algo anteriormente apresentado.

Estrutura da carta de leitor

Como podemos perceber, apesar dos diferentes posicionamentos expressos nos textos acima, eles apresentam uma estrutura textual semelhante, não é mesmo? Os elementos que o compõem são:

  • Local e data;

  • Cumprimento formal (vocativo, com formas de tratamento adequadas);

  • Introdução com menção à matéria (texto, reportagem etc.) publicada com o objetivo de contextualizar até mesmo quem não tenha tido contato com o texto ao qual nos referimos, dando importância à crítica que fazemos;

  • Desenvolvimento com fundamentação da opinião por meio do uso de dados e informações apresentados no texto ao qual se refere;

  • Conclusão retomando a opinião expressa e expressão cortês de despedida;

  • Uso de linguagem formal.

Assim, nota-se a importância da observação da estrutura textual desse tipo de texto, uma vez que ele será veiculado em um contexto formal de comunicação, que exige a adequação no que diz respeito a sua função expositiva e argumentativa.

A carta de leitor é um gênero textual utilizado para expressar opiniões
A carta de leitor é um gênero textual utilizado para expressar opiniões
Publicado por: Mariana Rigonatto

Assuntos Relacionados