Clareza textual

A escolha adequada do vocabulário, uma boa pontuação e construções sintáticas bem ordenadas são alguns dos elementos que colaboram para a clareza textual.

Escrever nem sempre é tarefa fácil, mas existem algumas dicas que podem ajudar os menos hábeis com as palavras
Escrever nem sempre é tarefa fácil, mas existem algumas dicas que podem ajudar os menos hábeis com as palavras

Escrever um texto pode ser uma tarefa muito complicada para a maioria dos falantes. A arte de ajeitar palavras requer uma habilidade linguística que infelizmente nem todos têm, sobretudo aqueles que, por diversos motivos, não cultivam o hábito da leitura. Apesar dessa dificuldade, existem algumas técnicas que fazem da escrita uma missão possível, e conhecê-las é fundamental para quem quer escrever – ou precisa escrever –, mas sempre fica com milhares de dúvidas na cabeça.

A intenção dos atos de escrita e fala é estabelecer comunicação e, para que ela aconteça, é indispensável que a mensagem seja elaborada de forma compreensível. É nessa hora que lançamos mão de um recurso importantíssimo, a clareza textual. Mas será que você sabe o que ela é?

A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual. O Mundo Educação elaborou dicas sobre clareza textual que vão ajudá-lo na transmissão de seus argumentos e ideias de maneira eficiente e objetiva. Siga nosso passo a passo e elimine possíveis erros que prejudiquem a compreensão de seu texto. Bons estudos!

Escolha um vocabulário acessível e lembre-se do leitor: Seu texto deve ser escrito para que ele entenda a mensagem
Escolha um vocabulário acessível e lembre-se do leitor: Seu texto deve ser escrito para que ele entenda a mensagem

Dicas para a clareza textual:

1 – Fique por dentro do tema: Para ficar preparado para discorrer sobre qualquer assunto, você deve manter-se informado; revistas, jornais impressos e conteúdos virtuais de fontes confiáveis são indispensáveis. O domínio sobre o tema influi diretamente na clareza da escrita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2- Períodos longos X Períodos curtos: Para construir períodos curtos, pontue mais. Frases longas, cheias de períodos, tendem a confundir o leitor e até mesmo quem está escrevendo. A sequenciação lógica depende da organização sintática das frases, por isso, fique atento para não errar e assim prejudicar a coerência de seus argumentos.

3- Cuidado com a pontuação: Um texto que abre mão da boa pontuação fica vulnerável a diversos problemas textuais, entre eles a ambiguidade. A construção de sentidos de um texto depende dos sinais de pontuação, como vírgulas e pontos-finais. Sem eles o leitor certamente encontrará dificuldades para a compreensão.

4- Ordem direta X Inversões sintáticas: Nos textos não literários, prefira a ordem direta, cuja construção sintática obedece à regra sujeito + verbo + complemento. Ao privilegiar a ordem direta, você estará contribuindo para a clareza textual. Nos textos literários, inversões estão liberadas, já que nesse tipo de linguagem há um compromisso com aspectos estilísticos da escrita.

5- Evite abreviaturas e siglas: Recursos muito utilizados quando precisamos redigir de maneira dinâmica, as abreviaturas e as siglas devem ser evitadas na linguagem escrita, pois devemos considerar a possibilidade de que nem todos os leitores conheçam determinado termo em sua forma reduzida.

6- Subjetividade X objetividade: A subjetividade é um recurso expressivo da linguagem que deve ficar restrito aos textos literários. Subjetivismos geralmente revelam estados emocionais, característica que prejudica a objetividade e a clareza textual.

7- Uso do vocabulário: Usar termos obsoletos e obscuros prejudicam a clareza textual, principalmente quando empregados fora do contexto. Uma palavra fora do lugar já é o suficiente para confundir o leitor, portanto, escolha cuidadosamente cada palavra e evite aquelas cujo significado você não tenha muita certeza.

Assuntos Relacionados