Como fazer um resumo ou abstract

O resumo, ou abstract, é um pequeno texto que fornece informações concisas e relevantes sobre o assunto de um trabalho acadêmico e, por isso, é importante saber como fazê-lo.

Alguns produções acadêmicas exigem a apresentação de um resumo, ou abstract (em inglês), antes do texto que será tratado de forma mais detalhada. Apesar de ser um pequeno texto, muitas vezes, ele pode causar dores de cabeça em sua composição, principalmente por sua característica de apresentação de informações rápidas, mas relevantes, que remetem o leitor ao conteúdo do texto em si. Vamos analisar agora a estrutura desse gênero textual, o que pode auxiliá-lo(a) em suas produções futuras.

O que é resumo?

O resumo é um texto que apresenta de forma objetiva e concisa as informações mais importantes de um pesquisa. Desse modo, é relevante selecionar cuidadosamente quais aspectos dos conteúdos pesquisados serão abordados na construção do resumo.

Existem, segundo a classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), três tipos de resumo: resumo crítico (ou resenha), resumo indicativo e resumo informativo.

Construção do resumo informativo

Para facilitar a construção do seu resumo, siga os passos a seguir:

→ Construa uma frase apresentando o tema geral do texto;

→ Identifique o objetivo geral do texto a ser resumido;

→ Descreva o método utilizado para a pesquisa;

→ Cite os resultados atingidos após a realização da pesquisa;

→ Apresente resumidamente as conclusões que foram obtidas com os resultados;

→ Utilize períodos curtos compostos por frases afirmativas;

Selecione palavras-chave que representem bem o texto, abrangendo as diferentes áreas relacionadas à pesquisa.

Observe um exemplo:

O texto descreve as tendências históricas do ensino de línguas, envolvendo as mudanças no conceito de língua, na metodologiade ensino, no papel do professor e as relações que se estabelecem entre esses três componentes. Em relação à língua, mostra o desenvolvimento de uma ênfase histórica no código, que posteriormente evolui para uma ênfase no sentido e chega à ideia de língua como ação. Em termos de metodologia, descreve a mudança que ocorreu entre o conceito de método, visto como solução universal, para o conceito de pós-método, com ênfase no contexto de aprendizagem. Finalmente, em relação ao professor, o texto mostra como seu papel tem mudado à medida que mudamos conceitos de língua e de método, passando da subordinação ao método para o exercício da autonomia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Palavras-chave: Ensino de línguas; Objetivos de aprendizagem; Pós-método.

LEFFA, Vilson J. Ensino de língua: passado, presente e futuro.2012. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2755. Acesso em 15 set 2017.

É possível notar nesse exemplo que o objetivo principal do artigo, que esse resumo introduz, é claramente apresentado, bem como os principais conteúdos que serão abordados no texto original. Note, também, a construção das frases, curtas e diretas, objetivas o suficiente para possibilitar que o leitor escolha ou não continuar sua leitura do artigo, ou seja, há informações suficientes para que o leitor julgue se o texto possui o que lhe interessa. Além disso, perceba o uso dos verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

O que não usar no resumo?

Por ser um texto curto e conciso, podemos nos confundir quanto ao tipo de informação que poderá ser apresentada. Assim, evite o uso de símbolos, contrações, fórmulas, diagramas, siglas, etc. Se for necessário utilizar-se desse tipo de linguagem, explique-a na primeira vez que for citada.

Qual deve ser o tamanho do resumo?

Para responder a essa questão, vamos à Norma NBR6028/2003, da ABNT:

3.3.5 Quanto à sua extensão, os resumos devem ter:

a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;

b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;

c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Com essas referências, é possível adequar a escrita de seus resumos às necessárias especificações técnicas e acadêmicas que regem a produção textual nesse contexto comunicativo. Bons estudos!

 O resumo é uma síntese das informações do texto
O resumo é uma síntese das informações do texto
Publicado por: Mariana Rigonatto

Assuntos Relacionados