Redação nos vestibulares

Fique atento, pois as construções textuais estão cada vez mais diferenciadas. Já se foi o tempo em que as produções se dividiam exclusivamente entre: dissertação, narração, descrição ou carta.

Atualmente, os gêneros textuais são outros: fábula, artigo de opinião, conto fantástico, manifesto, artigo de divulgação científica, crônica, diário, noticiário, e assim por diante. A carta continua sendo cobrada, mas em suas diversas formas: carta pessoal, carta de reclamação, carta ao leitor, carta-argumentativa.

Contudo, vale lembrar que além desses novos gêneros surgidos na prova, a dissertação, pertencente ao quarteto inicial, aparece em muitos vestibulares, bem como no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A modalidade dissertação-argumentativa exige do candidato muita leitura dos acontecimentos gerais do mundo. Por isso, é de extrema necessidade se manter informado através dos jornais escritos e televisionados de confiança. A narração também continua em vista, mas é bem menos “visada” para as provas de concursos do que há alguns anos.

Portanto, não se condicione às perspectivas impostas por sua própria maneira de pensar. Procure saber o que a prova de redação tem exigido nos vestibulares e pesquise sobre os gêneros textuais exigidos. Veja com seu professor de redação se há possibilidade de fazer produções extras, como forma de testar seus conhecimentos. E, claro, siga sempre o padrão de provas da universidade que escolheu!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por isso, é fundamental que você, mesmo que ainda esteja no Ensino Médio, se atente para as provas anteriores de redação da universidade que escolheu, pois como dito anteriormente, os estilos de prova se diferenciam bastante. Verifique e treine bastante, essa é a melhor dica para quem quer tirar nota 10 em redação na hora do vestibular! Não espere para tomar essa atitude em cima da hora, pois quanto mais habituado você estiver com o que lê, mais ágil, mais tranquilo e mais direcionado fica!

Claro, não é o caso de viver com uma folha em branco e caneta nas mãos, contudo, pratique uma vez por semana, pelo menos, mas também lembre-se de descansar a mente!

Veja mais!

Dicas para o vestibular - Algumas dicas para os vestibulandos e para a hora do vestibular!

Assuntos Relacionados