Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Tipos textuais
  4. Textos dissertativos

Textos dissertativos

Usuário(a), sempre quando falamos sobre circunstâncias comunicativas não há como dissociá-las do cotidiano a que estamos submetidos, haja vista que nos concebemos como seres eminentemente sociais e, como tais, partimos de um referencial, o outro, para expressarmos pensamentos, ideias, posicionamentos diversos, enfim.

Dessa forma, contando, relatando, instruindo, persuadindo e, sobretudo, argumentando, atingimos nossos propósitos. Sim, argumentando, em distintos contextos, por sinal, sempre na intenção de fazer com que esse outro se familiarize, apodere-se de nossas opiniões acerca de um determinado assunto, e mais: que realmente creia, acredite que temos razão naquilo que dizemos, naquilo que almejamos veementemente comprovar. Nesse sentido, como aqui não poderíamos eleger somente circunstâncias linguísticas relacionadas à oralidade, cabe a nós tomarmos consciência de que a linguagem escrita também norteia nossos passos, cuja recorrência representa fator indiscutível.

Apontando, pois, acerca dela, não podemos também nos esquecer de que a modalidade escrita se encontra submetida a pressupostos, a critérios significativamente definidos.  Então, com se trata de algo recorrente, de algo, sobretudo, cobrado, manifestado em situações específicas de interlocução, tais como em exames de vestibulares, concursos públicos de uma forma geral, e mesmo nas produções textuais geralmente cobradas no universo escolar, bem como no acadêmico, inaceitável é, sobretudo, para nós, deixá-lo(a) à mercê de tantas informações, sempre tão importantes quanto necessárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Permeados então nesse contexto, como se trata de uma seção que tem por objetivo eleger a modalidade dissertativa, devemos pontuar acerca de que tais processos seletivos abordam-na sempre, como é o caso do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), cujo requisito da prova redacional é a dissertação. Os demais, quando não a priorizam de forma específica, propõem outros gêneros, mas em quase todos eles o interlocutor tem de assumir a postura de se afirmar enquanto cidadão(ã) crítico(a) e se posicionar  acerca de uma determinada temática. 

Em razão disso, não deixe de aproveitar esse espaço que aqui se encontra preparado para você que deseja aperfeiçoar constantemente seus conhecimentos e, acima de tudo, sua competência linguística em termos de produção escrita, especificamente afirmando.

Ótimos estudos e... Faça bom proveito!!!

Os textos dissertativos são norteados pelo caráter argumentativo da linguagem
Os textos dissertativos são norteados pelo caráter argumentativo da linguagem
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos de "Textos dissertativos"