Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Textos persuasivos

Textos persuasivos

Textos persuasivos
Os textos persuasivos, dada a intenção comunicativa, perfazem-se de traços distintos

Porventura, o termo “persuadir” toca-o(a), fazendo com que remeta a algum significado? Independentemente de qualquer que seja seu posicionamento em relação a esse questionamento, gostaríamos que soubesse de algo muito importante: pretendemos persuadi-lo(a) por meio deste espaço, que tal?  Ah! Sentiu-se seduzido(a) por tal intento?

Certamente que ao se interagir frente aos nossos propósitos, perceberá que os aspectos que nesta subseção você irá compartilhar fazem sentido. Mas... voltando ao assunto “persuasão”, lembra-se de alguns momentos, rotineiros até, em que você simplesmente se deparou com aquele panfleto? Oh! Pobre coitado! Jogado ao chão, talvez não tenha dado a mínima atenção, mas, de repente, pense: poderia ser sua grande chance de aproveitar as promoções daquele produto que você esperava há tempos para adquirir; daquele curso que você tanto almejava em “ilustrar” melhor seu currículo, enfim, daquele show que desejava incessantemente conferir...

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pois bem, caro(a) usuário(a), tais ilustrações atestam se tratar de ocorrências sociocomunicativas, disso ninguém pode duvidar. Nesse sentido, cada qual delas apresentam-se demarcadas por características linguísticas que devemos ter conhecimento, tais como o uso da linguagem figurada, o uso excessivo de adjetivos, entre outras. Evidente! Se é para impressionar, intuir a mudança de comportamento acerca de uma dada situação, nada mais natural!!!

Enfim, o que almejamos com a criação desse “cantinho” é, justamente, fazer com que você estabeleça um pouco mais de familiaridade  com os gêneros norteados pela modalidade  persuasiva da linguagem, muitos deles expressos mediante as informações aqui presentes. Então, por esse motivo e por distintos outros, os quais você descobrirá clicando, não deixe mesmo de clicar e conferir!!!

Assuntos Relacionados