Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Tipos textuais

Tipos textuais

Se os gêneros são os variados estilos, os tipos textuais são as estruturas que estão sempre prontas para recebê-los.

Tipos textuais
Conhecer os tipos textuais e suas características é indispensável para quem quer aprender os segredos de uma boa redação

Você já percebeu o quanto a comunicação humana pode ser um objeto de estudo interessante? O tempo todo estamos inseridos em situações sociocomunicativas, elaborando enunciados que estão, ainda que sem nos darmos conta disso, compondo um tipo de discurso.

São várias as situações comunicativas cotidianas, sejam elas orais ou escritas. O dinamismo da comunicação é responsável pela criação dos diversos gêneros textuais, mas, antes deles, existem os tipos textuais, estruturas nas quais os gêneros se apoiam. Os tipos estão lá, prontos para receberem os mais variados estilos de enunciados, representados pelos gêneros. A tipologia textual apresenta características intrínsecas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras peculiaridades inscritas em, basicamente, cinco tipos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Narração;

Dissertação;

Descrição;

Exposição;

Injunção.

Nesta seção você encontrará artigos sobre os tipos de texto ou, se preferir, sobre a tipologia textual (outra nomenclatura admitida). Conhecer os tipos é muito importante para facilitar seu reconhecimento e fundamental para quem quer aprender os segredos para a construção de uma boa redação! Boa leitura e bons estudos!

Seções de "Tipos textuais"

Artigos de "Tipos textuais"