Alface

Originária do leste do Mediterrâneo, a alface (Lactuca sativa) é uma hortaliça pertencente à família Asteracea, a mesma da alcachofra, almeirão, chicória e escarola. Sabe-se que a mesma era conhecida no Antigo Egito por volta do ano 4.500 a.C. A hortaliça foi trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI.

A alface é uma hortaliça tipicamente folhosa, de grande aceitação. Ao lado do tomate, é o principal ingrediente da maioria das saladas. Provavelmente, esse grande consumo se dá em razão de seu sabor agradável e seu fácil preparo. Existem espécies de alfaces que apresentam folhas lisas, crespas, roxas, etc. A alface americana é a espécie que possui as folhas mais crocantes.

Com um baixíssimo teor calórico (cada 100g possui apenas 15 calorias), a hortaliça possui quantidades consideráveis de vitamina A, muito importante para o bom estado da visão; vitamina C, fundamental para combater infecções e ajudar a cicatrizar ferimentos; e sais minerais, como o Cálcio e o Fósforo, responsáveis pela formação de ossos, dentes e músculos. A alface ainda possui efeito calmante, diurético e laxante.

Na hora da compra, é recomendável optar por espécies que apresentem folhas limpas, de cores brilhantes e sem marcas de picadas de insetos. A mesma é uma das hortaliças que se estragam mais rapidamente, por isso, deve ser mantida em saco de plástico dentro da geladeira. Antes do consumo, é necessário lavar as folhas em água corrente e deixá-las de molho em solução de água sanitária.

A alface é a hortaliça mais produzida no Brasil. Os maiores produtores são os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Alface
Alface
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados